Os programas “CNH Social” e “Motociclista Protegido” foram lançados nesta segunda-feira (31) e garantirão a isenção de taxas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) para a concessão da primeira habilitação na categoria A (motociclistas). Além disso, o programa fornecerá capacetes gratuitos para os habilitados. As iniciativas atendem alunos do ensino médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os interessados devem estar matriculados em instituições públicas de ensino, ter idade mínima de 18 anos e comprovar residência em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Além da gratuidade, os participantes precisarão atender aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo Detran-PI, como a participação em cursos de formação e capacitação. Os editais devem ser lançados ainda em abril.
Foto: Detran
Ao todo, 86 escolas em 14 municípios do Piauí serão contempladas. As aulas teóricas serão oferecidas pelo Canal Educação, enquanto o Detran-PI será responsável pela formação prática dos novos condutores. As aulas devem iniciar em junho, após a publicação dos editais.
Os interessados devem acompanhar os canais oficiais do Governo do Piauí e do Detran-PI para mais informações sobre o processo seletivo. Segundo o Governo do Estado, em 2025 serão oferecidas 10 mil CNHs e 10 mil capacetes gratuitos, com a meta de chegar a 60 mil carteiras até 2030.
Dê sua opinião: