Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí no dia 15 de outubro propõe a proibição do uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. O deputado estadual Henrique Pires (MDB), autor do projeto, justifica a medida pela dificuldade dos alunos em escrever à mão, associada ao uso excessivo desses aparelhos, que prejudica a concentração e o desempenho acadêmico.
“A proibição do uso deve envolver, também, o armazenamento adequado dos dispositivos durante as aulas. Isso porque, se ficarem acessíveis, alguns alunos podem recorrer a artifícios e utilizá-los. Isso resulta em um período entre as aulas que é principalmente consumido pela distração digital, afetando negativamente a intenção social e a atenção aos amigos”, pontuou Henrique Pires na proposição.
O projeto determina que os alunos devem armazenar os dispositivos durante as aulas, com algumas exceções, como quando houver necessidade pedagógica ou para alunos com deficiência que necessitam de tecnologia específica. O projeto está em tramitação em regime normal.
Dê sua opinião: