O Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Teresina realiza neste sábado (2) um atendimento descentralizado para coleta biométrica e atualização do cadastro eleitoral. A ação ocorrerá das 8h às 13h, na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, localizada na Rua Josipio Lustosa, via principal do bairro Mocambinho, na Zona Norte da capital.
Durante o atendimento, os eleitores poderão realizar diversos serviços gratuitos, como alistamento de novos eleitores, emissão de segunda via do título, atualização de dados cadastrais (como nome, inclusive o social, endereço e local de votação), transferência de domicílio eleitoral, emissão de certidão de quitação e esclarecimento de dúvidas.
Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço atualizado.
Foto:TRE-PI
Projeto Biometria
A ação faz parte do Projeto Biometria, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que tem como objetivo cadastrar 100% do eleitorado com dados biométricos. O projeto envolve os cinco cartórios de Teresina e os 69 do interior do estado, abrangendo todos os 224 municípios piauienses.
Os eleitores podem verificar se a biometria está pendente acessando o site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br), na seção “Situação Eleitoral”, ou diretamente pelo link:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo e-Título. Caso apareça a mensagem “biometria não coletada”, é necessário agendar o atendimento junto ao cartório eleitoral.
Mais informações sobre o Projeto Biometria podem ser acessadas no site:
https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometriapara dados específicos do Piauí, selecione a aba Cadastramento > PI.
Por que a biometria é importante?
A coleta biométrica torna o processo de identificação do eleitor mais seguro, reduz os riscos de fraudes e contribui para um cadastro eleitoral mais confiável. Além disso, facilita o acesso a diversos serviços públicos integrados à plataforma Gov.br.
Dê sua opinião: