O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18), em investigação contra o empresário Francisco das Chagas, conhecido como Chico. Ele é apontado como responsável por aplicar golpes milionários com promessas de investimentos no mercado financeiro.
As diligências foram realizadas em Teresina e na cidade de Timon (MA), nos bairros Parque Piauí e Mangueira. De acordo com o Gaeco, materiais ligados à investigação foram apreendidos. Não houve registro de prisões. A operação também contou com o apoio do Gaeco do Maranhão.
Foto: Divulgação
O caso
Francisco das Chagas se apresentava como “trader” profissional que atua comprando e vendendo ações, moedas e commodities e prometia ganhos de até 10% aos clientes. Além de atuar com investimentos, ele também era conhecido pela organização de festas na capital piauiense.
Relatos de investidores indicam que o empresário sumiu após receber os aportes. Uma das vítimas afirma ter perdido R$ 140 mil. As autoridades estimam que o prejuízo total possa ultrapassar os R$ 100 milhões.
O empresário é investigado pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. Em depoimento à Polícia Civil do Piauí, prestado por videochamada, Chico negou as acusações e disse estar fora do país por receio de ameaças.
Dê sua opinião: