Um jovem de 18 anos foi preso temporariamente na manhã desta quarta-feira (06) na cidade de Itumbiara, em Goiás, suspeito de invadir o sistema judicial de um juiz do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e cadastrar um mandado de prisão falso contra um rival.
A prisão de Raniel Henrique ocorreu durante a Operação Hard Reset, coordenada pela Polícia Civil do Piauí com apoio da Polícia Civil de Goiás, Ciberlab/Senasp e Superintendência de Operações Integradas (SOI).
Foto: SSP-PI
Segundo o delegado Yan Brayner, da Diretoria de Inteligência da PC-PI, o jovem teria acessado indevidamente as credenciais do magistrado e usado o sistema para perseguir um desafeto. Ele também é investigado por supostamente ter invadido os sistemas do STJ e do Tribunal de Contas, além de ter inserido o nome do rival como devedor de pensão alimentícia e feito bloqueios no sistema Sisbajud.
A investigação começou após o juiz perceber movimentações suspeitas em seu perfil institucional e acionar a polícia. A suspeita é que o jovem tenha agido sozinho ou em parceria com uma organização criminosa. Foram apreendidos computador, HD e celular do suspeito.
Foto: SSP-PIA Central de Inquéritos de Teresina autorizou os mandados com base em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público. O nome da operação faz referência ao termo tecnológico "hard reset", usado para descrever a restauração completa de um sistema simbolizando o restabelecimento da segurança dos sistemas violados.
Dê sua opinião: