A Polícia Civil do Piauí realizou, nesta quinta-feira (21), prisões e buscas como parte da Operação “Falsa Central”, uma ação integrada que envolve as Polícias Civis de Goiás, Ceará, Pará, Piauí e São Paulo. A operação visa desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar o golpe da “falsa central bancária”.
No Piauí, a operação foi conduzida pela Diretoria de Inteligência, por meio do Núcleo de Inteligência de Parnaíba, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí, o esquema criminoso consistia em enganar vítimas por meio de contatos fraudulentos, nos quais os golpistas se passavam por representantes de instituições financeiras.
A operação cumpriu 92 mandados judiciais nos estados envolvidos, sendo 37 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão domiciliar. Também foi determinado o bloqueio de 438 contas bancárias relacionadas ao grupo criminoso. No entanto, a quantidade de prisões, buscas e bloqueios realizados especificamente no Piauí não foi divulgada.
Durante as diligências, a polícia apreendeu dispositivos eletrônicos, celulares, documentos e outros materiais que serão utilizados para aprofundar as investigações. Os investigados poderão ser indiciados por estelionato na modalidade de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem chegar a 21 anos de prisão.
Dê sua opinião: