O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), uma operação contra uma célula ligada a uma facção criminosa atuante nos municípios de Nazária, Barras e União, no estado do Piauí. A ação visa o cumprimento de 39 mandados judiciais, sendo 21 de busca e apreensão e 18 de prisão.
Até o momento, 12 pessoas foram presas, entre elas uma mulher e seu filho, apontados como integrantes da organização criminosa.
Foto: SSP-PI
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação demonstravam forte adesão ideológica à facção. Para ingressar no grupo, era exigido dos membros o fornecimento de matrícula, apelido (vulgo), área de atuação, referências internas e conhecimento do estatuto da organização. Além disso, os integrantes tinham a obrigação de manter participação ativa nas atividades criminosas.
As investigações revelaram que o grupo atuava de forma organizada e articulada, repassando ordens entre si e fortalecendo os vínculos internos. As descobertas foram feitas após o desdobramento de uma operação anterior, na qual foram apreendidos celulares que continham trocas de mensagens codificadas em um grupo de WhatsApp. No aplicativo, os integrantes cadastravam novos membros, organizavam crimes e compartilhavam informações estratégicas da facção.
Foto:SSP-PI
A operação mobilizou diversas forças de segurança, entre elas a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, Guarda Civil Municipal (GCM), BOPAER, DECORTEC, DEPESP, DHPP, além das delegacias dos municípios envolvidos e das 1ª, 4ª, 5ª e 9ª Delegacias Seccionais.
Dê sua opinião: