Sexta, 23 de maio de 2025, 09:16
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
09:16
Polícia

Operação Retomada 2 : 144 mandados de prisão são cumpridos em Teresina

. As ações foram concentradas no residencial Torquato Neto e em outras áreas adjacentes, onde foram cumpridos 144 mandados de busca e apreensão

Na manhã desta quinta-feira (22), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a Operação Retomada 2 – Draco 214, com foco no combate à atuação de organizações criminosas na zona Sul de Teresina. As ações foram concentradas no residencial Torquato Neto e em outras áreas adjacentes, onde foram cumpridos 144 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em invasões a unidades habitacionais, roubos e outros crimes graves. Até o momento, duas pessoas foram presas e um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos.

Foto:SSP-PI



O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, afirmou que a nova fase da operação confirmou a expectativa da polícia: os criminosos que antes ocupavam a região conhecida como “Quadra da Babilônia” não foram encontrados nos locais vistoriados, o que, segundo ele, comprova o impacto das ações anteriores no enfraquecimento do crime organizado.

“Hoje nós estamos dando continuidade nesse conjunto de ações do Pacto pela Ordem aqui na região do Torquato Neto. Deflagramos uma operação há aproximadamente 15, 20 dias, com centenas de buscas e apreensões, mais de 20 prisões, armas apreendidas. Voltamos aqui, removemos todas as pichações e hoje estamos dando continuidade a esse conjunto de ações, a essa quadra conhecida como ‘Quadra da Babilônia’, justamente em razão da proximidade da vila. E encontramos o que já esperávamos: a criminalidade não está mais frequentando essa região”, afirmou o delegado.

Foto:SSP-PISegundo Charles Pessoa, novas operações estão programadas para os próximos dias, com a intenção de consolidar os avanços e expandir o modelo de atuação para outras localidades.

“Nós iremos retornar para essa quadra aqui para coletar dados, desenvolver o trabalho de monitoramento. Já temos outras medidas, já deferidas pelo Poder Judiciário, prontas para serem deflagradas no decorrer dos próximos dias. Nós iremos exportar esse modelo aqui da região do Torquato Neto, dentro do Pacto pela Ordem, para outras regiões da capital e pelo interior do estado”, completou.


Foto:SSP-PIA Operação Retomada 2 conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE), também participam da ofensiva.

Veja Também

Dê sua opinião: