Sexta, 14 de novembro de 2025, 06:59
Polícia

PF cumpre mandados no Piauí em nova fase da Operação Sem Desconto

Mandados são cumpridos em investigação sobre fraudes em benefícios de aposentados

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos associativos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões de segurados em todo o país. O Piauí está entre os estados onde os mandados estão sendo cumpridos.

De acordo com a PF, a operação inclui 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, distribuídos em 15 estados e no Distrito Federal. No Piauí, as equipes da Polícia Federal e da CGU realizam buscas em endereços de investigados suspeitos de integrar o esquema.


Foto: Polícia FederalAs investigações apontam que o grupo criminoso inseria dados falsos em sistemas oficiais para efetuar descontos indevidos nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas, sem autorização dos titulares. O dinheiro desviado era movimentado por meio de contas vinculadas a entidades e empresas de fachada.

Entre os crimes investigados estão organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.

A Polícia Federal informou que o objetivo desta fase é reunir novas provas, identificar todos os participantes do esquema e mensurar o prejuízo causado às vítimas e aos cofres públicos.

Veja Também

Dê sua opinião: