A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, nesta segunda-feira (1º), a entrega de mais de 180 celulares recuperados em ações policiais, reforçando o trabalho integrado no combate à criminalidade e a restituição de bens aos proprietários. Desde o início da atual gestão, mais de 13 mil aparelhos já foram devolvidos.
A solenidade aconteceu no auditório da SSP-PI, em Teresina, e reuniu autoridades e beneficiados pelo programa “Meu Celular de Volta”, iniciativa da Superintendência de Operações Integradas (SOI) que combina tecnologia e integração entre as forças de segurança.
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou o papel do programa na conscientização da população sobre a receptação de aparelhos roubados. “Muitas pessoas compram celulares roubados achando que não estão fazendo nada demais. Mas esse é um crime que alimenta toda a cadeia de violência. O grande mérito do Meu Celular de Volta é mostrar que aquele aparelho vendido a preços muito baixos tem origem criminosa e que, ao comprar, a pessoa está prejudicando a sociedade como um todo. Por isso eu valorizo tanto esse programa, que une tecnologia, integração e, principalmente, mudança de consciência”, afirmou.
Foto: Ascom SSP-PIO superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, reforçou os impactos positivos da política pública e as inovações desenvolvidas pelo estado. “Conseguimos diminuir em quase 50% o roubo de celulares na cidade de Teresina. Essa política pública ganhou repercussão nacional e o último estado que adotou foi o Rio de Janeiro. Além disso, o Piauí é pioneiro também com o BO Fácil, que permite ao cidadão registrar boletim de ocorrência via WhatsApp, sendo o primeiro estado da federação a oferecer esse serviço”, explicou.
Entre os beneficiados, Edilena Ferreira comemorou a restituição de seu aparelho e ressaltou a importância do programa. “Recebi meu celular no ano passado e, agora, mais uma vez, graças a esse programa maravilhoso do Governo do Estado. Quando a gente faz o contato, acaba tendo a chance de recuperar o nosso bem. Para mim, é um motivo de muita alegria e satisfação estar aqui novamente, recebendo meu celular de volta”, disse.
O modelo pioneiro desenvolvido pelo Piauí inspirou o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, adotado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A plataforma CellGuard é a principal ferramenta utilizada, centralizando desde o cruzamento de dados do Sinesp/PPE até a intimação dos usuários finais, com envio de mensagens via WhatsApp.
Outra inovação é o LupaBot, assistente digital que automatiza consultas, facilita buscas eficientes por IMEI e organiza informações extraídas de diversas bases de dados, auxiliando diretamente o trabalho da polícia em campo.
Dê sua opinião: