A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), reforça as orientações aos motoristas envolvidos em acidentes sem vítimas sobre como agir corretamente para garantir a segurança e evitar transtornos no trânsito. A medida está em conformidade com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a remoção dos veículos da via pelos próprios condutores, sempre que possível, após o registro das informações necessárias.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, nesses casos, não é necessário acionar a perícia da Polícia Civil (PC-PI). “Nesses casos, os proprietários ou condutores podem resolver de forma simples e rápida, por meio do diálogo. O importante é manter a calma, registrar imagens dos veículos, do local e das placas, e retirar os carros da via para evitar congestionamentos e novos acidentes”, explicou.
Foto: AscomO diretor também destacou que, em situações de desacordo entre as partes ou em caso de tumulto, os condutores podem registrar o boletim de ocorrência presencialmente na delegacia ou de forma online, por meio da plataforma B.O. Fácil, ou ainda pelo WhatsApp: 0800 086 0190. Caso necessário, é possível solicitar o apoio de uma viatura próxima, que não precisa ser especificamente da área de trânsito.
Além disso, o artigo 176, inciso I, do CTB, considera infração gravíssima permanecer no local do acidente sem necessidade, reforçando a importância da remoção rápida dos veículos envolvidos.
“Nosso foco é garantir segurança e fluidez no trânsito, sem sobrecarregar o sistema policial com situações que podem ser resolvidas de maneira tranquila e responsável”, finalizou o diretor Fernando Aragão.
Dê sua opinião: