A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta terça-feira (15), um homem investigado por aplicar golpes em plataformas de investimento. A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e pela Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP), com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Civil do Estado do Ceará.
O suspeito, identificado pelas iniciais J.O.D.L.S., atraía vítimas com promessas de altos rendimentos por meio de supostos aportes financeiros. Para dar credibilidade ao esquema, ele enviava extratos falsificados, utilizava linguagem técnica e participava ativamente de grupos de investidores.
Foto: SSP/PI
Os mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos nas cidades de Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Segundo o delegado Humberto Mácola, os valores não eram aplicados de fato, e as vítimas acabavam sofrendo grandes prejuízos financeiros. “O montante desviado ultrapassou os milhões de reais, com vítimas em diversos estados, como Piauí, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Ceará. Parte do dinheiro foi usado na compra de veículos de luxo, viagens internacionais, artigos de grife e outras despesas incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos”, explicou.
A DRCI alerta para o aumento dos golpes envolvendo investimentos e reforça a importância de desconfiar de promessas de lucros fáceis e acima da média do mercado, que costumam ser sinais evidentes de fraude.
Dê sua opinião: