Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
17:39
Polícia

Tentativa de fuga em massa é impedida por policiais em Penitenciária de Teresina

Detentos tentaram escapar do pavilhão "E" da antiga Casa de Custódia, mas foram surpreendidos pelas autoridades.

Uma tentativa de fuga em massa foi impedida pelos policiais penais na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina.

Os detentos, que conseguiram abrir cadeados e retorcer barras de ferro, planejavam uma escalada para fora da unidade utilizando uma corda feita com lençóis, conhecida como "teresa", na manhã desse domingo (05).

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

Tentativa de fuga em massa é impedida por policiais em Penitenciária de Teresina. FOTO: Reprodução - Sinpoljuspi.


A ação dos policiais penais, que estavam na passarela da penitenciária e perceberam a movimentação suspeita dos detentos, evitou a fuga em massa do pavilhão "E".

José Roberto, diretor de Comunicação do Sinpoljuspi, destacou a superlotação da antiga Casa de Custódia, que tem capacidade para 336 detentos, mas abriga o triplo de apenados.


Tentativa de fuga em massa é impedida por policiais em Penitenciária de Teresina. FOTO: Reprodução - Sinpoljuspi.


Além disso, o representante do sindicato ressaltou as precárias condições de trabalho dos policiais penais na passarela da penitenciária. "Essa passarela é muito extensa e há policiais penais 24 horas. A questão é que um local que não tem condições necessárias para se trabalhar bem. A estrutura é descoberta e os policiais ficam sob sol ou chuva. Defendemos que o trabalho deve ser feito, mas de forma digna. A situação é algo que deve ser observada pela Secretaria de Justiça para ser construída uma cobertura nessa passarela", defendeu Roberto.

Na semana passada, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizou um concurso público para a contratação imediata de 200 policiais penais.

No entanto, para o Sinpoljuspi, o número de vagas ofertadas não atende à demanda do sistema prisional. "O Governo realizou o concurso com 200 vagas imediatas, mas isso não supre a necessidade do sistema, que possui um quantitativo significativo de profissionais que estão próximos da aposentadoria ou afastados por licença médica", concluiu Roberto.

Veja Também

Dê sua opinião: