Quarta, 27 de novembro de 2024, 05:34
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
05:34
Polícia

UFPI expulsa condenado por estuprar e matar Janaína Bezerra

A decisão foi oficializada 1 ano e 10 meses após o crime, ocorrido em janeiro de 2023

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou a expulsão do estudante Thiago Mayson Barbosa, condenado por estuprar e matar a aluna Janaína Bezerra dentro do campus da instituição. A decisão foi oficializada 1 ano e 10 meses após o crime, ocorrido em janeiro de 2023.

O desligamento foi assinado pelo então reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro de 2024, um dia antes de deixar o cargo, e publicada na última quinta-feira (21). O processo administrativo que resultou na expulsão teve início no Centro de Ciências da Natureza (CCN), onde Thiago estava vinculado como estudante do curso de Pós-Graduação em Matemática. 

A sindicância interna foi concluída em março de 2023 e, posteriormente, encaminhada às instâncias superiores da UFPI. A defesa de Thiago ainda pode recorrer da decisão dentro de um prazo de 10 dias a partir da publicação oficial.


Foto: Reprodução

Relembre o caso

Janaína Bezerra foi encontrada morta na madrugada do dia 28 de janeiro de 2023, após participar de uma calourada estudantil na UFPI. Thiago Mayson foi preso no mesmo dia como principal suspeito do crime.

As investigações conduzidas pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indicaram que ele cometeu homicídio duplamente qualificado, feminicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Em setembro de 2023, Thiago foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes, incluindo homicídio qualificado com emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Veja Também

Dê sua opinião: