A primeira edição do evento Pactos pelo Piauí reuniu gestores municipais. Mais de 200 prefeitos participaram do evento, que discutiu indicadores e alternativas para a melhoria da gestão municipal. O governador Rafael Fonteles ressaltou os principais desafios enfrentados pelo estado.
Organizado pelo Governo do Estado e pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), o encontro teve como principal objetivo estreitar as parcerias entre o governo estadual, o federal e as prefeituras municipais.
“Para a boa execução das políticas públicas, convidamos todos os prefeitos e prefeitas eleitos a, antes mesmo de tomarem posse, conhecerem a carteira de programas e serviços que o governo do estado busca proporcionar em parceria com os municípios. Isso inclui áreas como educação, saúde, segurança e trânsito, primeira infância, meio ambiente, saneamento, defesa civil, gestão e tecnologia”, destacou.
O Presidente da APPM, Toninho Trindade ressaltou a importância do evento para o estado. “Os municípios alinhados com o governo estadual e o governo federal serão de grande importância tanto para a captação de recursos quanto para a ampliação e o aperfeiçoamento de parcerias já existentes em algumas áreas da gestão pública”, afirmou Toninho Trindade, presidente da APPM.
Para o Ministro do Desenvolvimento Social e combate à fome Wellington Dias o Piauí sai na frente ao buscar essa articulação antecipada entre os entes da federação. "O Estado, o governo federal, que é apoiado pela APPM, com a bancada federal, além de recursos como a gente conhece tradicionalmente, projetos,nós estamos trabalhado também em apoio técnico. Tem várias áreas do governo federal que dão apoio técnico, como a Fundação Banco do Brasil. Então eu sinto isso pra gente compreender que o Piauí larga na frente. Agora, no começo do ano, o governo federal vai fazer um momento de formação, de preparação, de alinhamento com os municípios. Mas o Piauí já larga na frente aqui fazendo esse momento que tem a participação do governo do Estado, o governo federal e dos municípios integrado com a bancada estadual e com a bancada federal", afirmou Wellington Dias.
Durante o evento foi assinada a carta de intenções para a participação em ações em áreas como educação, meio ambiente, saúde, segurança, trânsito, saneamento, defesa civil, primeira infância, gestão e tecnologia, além do anúncio do Fórum da Rede de Parcerias 2025.
Dê sua opinião: