O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nesta quinta-feira (6), em Brasília, as eleições para a renovação de dois terços do seu Plenário. A Chapa nº 1, encabeçada pelo contador piauiense Joaquim Bezerra, foi eleita por unanimidade para o mandato de 2026 a 2029.
Durante o discurso de agradecimento, Bezerra destacou que o grupo vencedor é formado por profissionais comprometidos com o fortalecimento da Contabilidade brasileira. “O diálogo para mim é a melhor das armas. Foi um processo construído com transparência e harmonia entre os 27 estados da Federação. Buscamos reunir pessoas com capacidade de entrega, história, perfil e disposição de servir à nossa profissão”, afirmou.
Foto: Divulgação/CFCO novo presidente também agradeceu ao atual líder da instituição, Aécio Dantas, pelo trabalho desenvolvido nos últimos três anos e pela condução ética e democrática do processo eleitoral. As eleições para os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estão marcadas para o próximo dia 13, em todo o país.
Natural do Piauí, Joaquim Bezerra vinha exercendo a vice-presidência do CFC e já ocupou cargos de vice-presidente de Política Institucional e vice-presidente Operacional. Em 2022, assumiu a presidência da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon).
Com ampla trajetória na área, Bezerra é especialista em Contabilidade e Auditoria, palestrante nacional e internacional e consultor empresarial. Ele recebeu honrarias como a Medalha Pedro Tobias, a maior condecoração da Contabilidade Piauiense, e a Medalha Conselheiro Saraiva, distinção máxima concedida pela cidade de Teresina.
Sua atuação também se estende à esfera estudantil e empresarial. Foi um dos pioneiros do Programa de Integração Estudantil do CFC e idealizador do programa Jovens Lideranças Contábeis, reconhecido internacionalmente. Além disso, foi secretário da Juventude de Teresina, diretor da Associação de Jovens Empresários do Piauí e conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).
No meio acadêmico, lecionou em instituições como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), CESVALE e Uni-Anhanguera (GO), abordando temas ligados à contabilidade empresarial e governamental, auditoria, consultoria tributária e projetos de viabilidade econômica. Bezerra também é um dos principais nomes responsáveis pelo reconhecimento da Contabilidade Eleitoral como uma área específica de atuação no Brasil, após articulação com o Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dê sua opinião: