A Prefeitura de Teresina publicou no Diário Oficial do Município a exoneração de mais 90 servidores comissionados, totalizando 470 desligamentos de trabalhadores de cargos de confiança desde o início das medidas de ajuste fiscal. Esse novo corte atinge, principalmente, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que perdeu 34 comissionados, sendo a pasta mais impactada.
Outros setores afetados incluem a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul.
Essas exonerações fazem parte do ajuste fiscal anunciado pela gestão municipal, liderada pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD), no início de outubro. A iniciativa visa reduzir em até 30% o número de cargos comissionados, buscando um alívio na folha de pagamento da administração direta da prefeitura. Conforme estimativas, as medidas permitirão uma economia de cerca de R$ 20 milhões até o final do ano. O secretário de finanças, Danilo Bezerra, detalhou que, além dos cortes de cargos comissionados, a gestão tem implementado reduções de gratificações, gerando uma economia
Dê sua opinião: