O Orçamento Participativo Municipal 2025-2026 já foi implantado nos cinco municípios contemplados pelo projeto. Esta é a terceira fase da iniciativa, que está no período de inscrições.
Em entrevista à Band Piauí, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, disse que novidade deste ano está relacionada ao crescimento dos recursos.
"Ano passado, houve investimento de R$ 65 milhões, enquanto em 2025 os recursos atingiram R$ 80 milhões, distribuídos entre as cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Piripiri", disse.
Os serviços e obras contemplados neste ano serão executados em 2026.
EXECUÇÃO DAS OBRAS
A execução do OPA está sob a responsabilidade de treze secretarias estaduais. O programa contempla as áreas de segurança pública, produtividade econômica, cultura, esporte e mobilidade urbana e rural.
Washington Bonfim destacou que um Conselho formado por várias associações deve ser formado para garantir transparência à execução das obras e serviços.
"Vamos criar um Conselho Consultivo das associações. Vamos juntar conselhos comunitários e associações de moradores para criar esse Conselho de acompanhamento das obras", pontuou.
EXPANSÃO
O secretário de planejamento afirmou que, a partir dos recursos do OPA, mais de 200 obras e serviços foram realizados no estado.
O programa foi elaborado para contemplar somente as cinco maiores cidades do Piauí.
"Vamos incentivar às cidades com menos de 50 mil habitantes a desenvolverem iniciativas semelhantes ao OPA, mas com recursos municipais", finalizou.
Dê sua opinião: