Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
20:05
Saúde

Apenas 13% do público alvo tomou a vacina contra a gripe em Teresina

Até o dia 21 de abril foram aplicadas em Teresina o total de 34.054 doses de vacina contra a gripe, atingindo apenas 13,85% da população alvo.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina convoca toda à população para que todos os grupos prioritários compareçam aos locais de vacinação e garantam sua dose contra a Influenza (gripe). Até o dia 21 de abril, apenas 13,85% da população-alvo, que totaliza 323.616 pessoas, recebeu a vacina, com um total de 34.054 doses aplicadas.

  
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue até o fim de maio em todo o Brasil - Foto: Reprodução/FMS, 
 
 
 

Os grupos prioritários da campanha incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza continua em todo o Brasil até o fim de maio. Em Teresina, o imunizante está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dois postos drive-thru e outras salas pela cidade.

Os horários de funcionamento dos postos de vacinação são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h nas UBSs e salas de vacina. Os postos drive-thru no Terminal Buenos Aires e Terminal Bela Vista funcionam das 9h às 17h, enquanto o posto do Teresina Shopping – Edifício Garagem G3 está aberto das 12h às 17h.

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, destacou a importância da imunização para os grupos prioritários, ressaltando que são mais suscetíveis às complicações da gripe. "Pessoas pertencentes aos grupos prioritários são aquelas mais suscetíveis às complicações da gripe, como hospitalizações e até o óbito. Por isso, é muito importante estar protegido", pontuou.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com alta transmissibilidade e potencial para ocasionar quadros leves a graves. Em casos de agravamento, a hospitalização pode ser necessária. A vacinação é a melhor forma de prevenção contra essa doença respiratória séria.

Veja Também

Dê sua opinião: