Quinta, 03 de abril de 2025, 08:22
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
08:22
Saúde

Caminhão da Mamografia realiza exames no Ibama nesta quinta-feira (20)

O objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e incentivar o cuidado com a saúde feminina

A Secretaria de Saúde (Sesapi), está disponibilizando exames gratuitos de mamografia em diversas cidades no Piauí. Nesta quinta (20), a Carreta da Mamografia está no Ibama, zona Leste de Teresina.

Estão sendo realizados cerca de 160 exames gratuitos para mulheres que trabalham no local e para a comunidade do entorno. As mulheres atendidas estão dentro da faixa etária prioritária, de 40 a 69 anos. Para realizar o exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e CPF. O objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e incentivar o cuidado com a saúde feminina.

Com histórico de câncer no colo do útero e rim, dona Maria das Graças Pereira, de 64 anos, estava há três anos sem realizar uma mamografia. Após seu filho ver que o atendimento estaria disponível, ela foi até à sede do Ibama e realizou o exame. “Essa foi uma forma rápida de me consultar e levar os exames para o meu médico, que havia solicitado. Respiro mais aliviada, porque terei todos os exames pedidos após a cirurgia do câncer, incluindo a mamografia”, afirmou.


Foto: Ascom 

Desde sua implementação em 2023, o programa já realizou mais de 100 mil exames em municípios de norte a sul do Piauí, garantindo que mais mulheres tenham acesso à prevenção e ao tratamento adequado. A administradora do Ibama, Aline Orsano, comemorou a ação realizada em alusão ao Mês da Mulher. “Ressaltamos a importância da parceria com a Sesapi na promoção da saúde para a comunidade”, destacou.

A diretora de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, Olívia Leal, ressaltou o impacto positivo dos caminhões da mamografia em todo o estado. “Com mais de 100 mil exames já realizados, o Piauí tem se destacado na prevenção do câncer de mama”, enfatizou.

Foto: Ascom 

Os resultados dos exames são encaminhados às secretarias municipais de saúde para que os médicos locais possam dar continuidade aos atendimentos e realizar os encaminhamentos necessários para cada paciente.

Veja Também

Dê sua opinião: