Terça, 14 de outubro de 2025, 04:32
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
04:32
Saúde

Campanha nacional de vacinação reforça proteção e atualização da caderneta

Ação acontece entre 6 e 31 de outubro e destaca a importância da imunização contra sarampo e HPV, especialmente em crianças e adolescentes

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro, com o Dia D de Mobilização Social marcado para 18 de outubro. A iniciativa tem como principal objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Apesar do foco nos menores de 15 anos, a campanha também reforça a necessidade da imunização contra o sarampo, com recomendação de que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada. A ação ainda possibilita o resgate da vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados.


Foto: AscomO Ministério da Saúde realizará, além das atividades presenciais nos estados e municípios, um chamamento digital por meio do aplicativo Meu SUS Digital, disponível para iOS, Android e também pelo site oficial. Com login pelo Gov.br, os usuários podem acessar a caderneta digital de saúde da criança e outras informações sobre vacinas.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro, é essencial manter o esquema vacinal atualizado. “Durante todo o mês de outubro diversos imunizantes estarão disponíveis, principalmente para menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 18 de outubro, mas até o dia 31 a população pode procurar os postos de vacinação. Baixe o aplicativo Meu SUS Digital para acompanhar todas as informações relacionadas às vacinas”, enfatiza.

O estado recebeu diferentes tipos de doses para a campanha, entre elas a Meningocócica ACWY, com 20 mil unidades; os reforços de Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), também com 20 mil unidades; a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com 43 mil doses; além de Hepatite B, com 30 mil doses, e Febre Amarela, com 50 mil doses. Outros imunizantes estarão disponíveis de acordo com o histórico vacinal de cada pessoa.

Veja Também

Dê sua opinião: