Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
19:05
Saúde

Centro Pop terá ponto de atendimento do INSS para população em situação de rua

O projeto tem como objetivo promover a inclusão dos usuários nos benefícios da aposentadoria por idade ou por deficiência.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com o Comitê Seccional PopRuaJud, está disponibilizando um ponto de atendimento do INSS para a população em situação de rua a partir da próxima segunda-feira, dia 22. O serviço estará localizado no Centro Pop, no Centro de Valorização para a População em Situação de Rua.

  

Foto: Divulgação.
   

A iniciativa foi acordada entre a Semcaspi e o Comitê Seccional PopRuaJud durante o I Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, realizado na manhã desta sexta-feira, dia 19. O ponto de atendimento do INSS será exclusivo para a população em situação de rua e tem como objetivo promover a inclusão dos usuários nos benefícios da aposentadoria por idade ou por deficiência, por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

  
Foto: Divulgação. 
 
 
 

Segundo Socorro Bento, secretária da Semcaspi, essa parceria representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas em situação de rua, proporcionando acesso ao serviço do INSS diretamente no Centro Pop. "Esse termo vai garantir que os servidores do Centro Pop tenham acesso ao sistema do INSS para concessão e encaminhamento aos benefícios ofertados pelo Instituto. Teremos dois servidores designados dentro do Centro Pop para operacionalizar esse serviço aos nossos acolhidos e também àqueles que possam chegar, garantindo acesso a toda a população em situação de rua", ressalta.

  

Foto: Divulgação. 
   

Para William Machado, superintendente do INSS no Piauí, a proximidade do serviço do INSS é essencial para uma população tão vulnerável. "Trazer o INSS para perto dessa população é essencial, com isso eles irão poder requerer seus benefícios, inclusive documentações. Esperamos reconhecer o direito de muitos segurados!", destaca.

  

Foto: Divulgação. 
   

Felipe Pinto, coordenador do Comitê Seccional PopRuaJud, enfatiza a importância do mutirão realizado pelo Poder Judiciário para desburocratizar os serviços voltados à população em situação de rua. "Essa iniciativa, talvez inédita no Brasil, une todo o Poder Judiciário com o objetivo de resolver a questão das pessoas em situação de rua de maneira integral. Nossa ideia é realizar um tratamento mais focalizado, reduzindo as formalidades burocráticas para as pessoas mais vulneráveis, para que possam ter mais acesso aos serviços da justiça", comenta.

Veja Também

Dê sua opinião: