Sexta, 16 de janeiro de 2026, 11:19
Saúde

FMS reduz drasticamente fila para exames de retina em Teresina

Programa federal acelera atendimentos oftalmológicos e diminui espera de pacientes do SUS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina reduziu em 95% a fila eletrônica de pacientes que aguardavam avaliação de retina, caindo de cerca de 1.500 para apenas 70 pessoas. A diminuição expressiva foi possível após a adesão ao programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca agilizar consultas e exames em cinco especialidades médicas, entre elas a oftalmologia.

De acordo com a FMS, pacientes de diferentes regiões do Piauí passaram a ser atendidos de forma integral por meio de um trabalho articulado com clínicas de oftalmologia credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A gerente de Regulação Ambulatorial da FMS, Lílian Luz, destacou o impacto positivo da iniciativa.


Foto: Ascom FMS“Realizamos um trabalho conjunto com as clínicas de oftalmologia credenciadas ao SUS. As equipes de call center dessas unidades entraram em contato com os pacientes em fila, agendaram consultas e exames, e hoje muitos já estão passando por procedimentos como cirurgias de catarata, aplicação de injeção intravítrea e vitrectomia. O resultado é muito positivo e nossa meta é expandir para toda a área da oftalmologia geral”.

A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, explicou que o programa estabelece um prazo máximo para a realização do atendimento especializado, desde a consulta inicial até os encaminhamentos necessários.

“Esse prazo contempla consultas, exames e encaminhamentos necessários, seja para a Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”.

Segundo a gerente de Regulação Ambulatorial, a inclusão dos pacientes no programa obedece a critérios clínicos e protocolos previamente definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, o novo modelo também traz benefícios para a rede pública e para os prestadores credenciados.

“Estamos diante de um novo modelo de gestão da atenção especializada no SUS, que beneficia tanto os pacientes quanto a rede pública e credenciada. O programa também prevê uma tabela diferenciada de pagamento, com incentivos financeiros para os procedimentos realizados conforme as diretrizes estabelecidas”.

Veja Também

Dê sua opinião: