Em Teresina, mais de 36 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos seguem sem a imunização contra a dengue. Segundo dados do IBGE, a capital possui 57.785 pessoas nessa faixa etária, mas apenas 36% receberam a primeira dose e 17% completaram o esquema vacinal com a segunda, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência em Teresina e, preferencialmente, o cartão de vacinação. Os locais de aplicação são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, e o posto montado no Teresina Shopping, que funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Foto: Ascom FMSAté o momento, foram registradas no sistema E-SUS 20.890 primeiras doses e 10.191 segundas doses, totalizando 31.082 aplicações. A FMS alerta ainda que quase 6 mil crianças já estão no prazo para receber a segunda dose, considerando o intervalo de três meses após a primeira aplicação.
"Não há necessidade de agendamento. Fazemos esse apelo porque queremos ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos associados à dengue entre o público-alvo", reforçou Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Situação da dengue no estado
De acordo com o Ministério da Saúde, Teresina já confirmou 4.261 casos de dengue e uma morte em decorrência da doença até esta terça-feira (23). No estado, são 8.581 casos contabilizados e 11 óbitos confirmados, além de uma morte que segue em investigação.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais com água parada. Os principais sintomas incluem febre alta, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Nos casos mais graves, podem ocorrer sangramentos, queda de pressão e risco de morte.
A vacinação é considerada uma das estratégias mais eficazes para prevenir casos graves e reduzir internações, especialmente entre crianças e adolescentes.
Dê sua opinião: