Segunda, 08 de dezembro de 2025, 14:26
Saúde

Piauí registra aumento de casos de HIV; jovens estão entre os mais atingidos

Entre os diagnósticos recentes, a faixa etária de 20 a 34 anos é a mais afetada; ações do Dezembro Vermelho reforçam prevenção e testagem

O Piauí registrou, em 2025, 432 novos casos de HIV e 163 de Aids, segundo os sistemas de informação da Sesapi (Sinan e SIM). A maior parte dos casos, 424, foi registrada em Teresina, conforme dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Entre os novos diagnósticos de HIV, a faixa etária mais atingida é a de 20 a 34 anos. Já em relação à Aids, a maior prevalência concentra-se entre pessoas de 35 a 49 anos.

Durante todo o mês de dezembro, diversas ações marcam o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização sobre HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Diante do aumento de casos, a Sesapi intensificou iniciativas que reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das ISTs.


Foto: ReproduçãoConsolação Nascimento, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), ressalta a importância da testagem: “A testagem é totalmente gratuita e fundamental para a descoberta precoce do HIV e o início do tratamento”, frisa a gestora.

“A campanha do Dezembro Vermelho tem o tema ‘Nascer sem HIV, Viver sem Aids’, momento em que também combatemos o estigma e o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus”, destacou Cristiana Rocha, coordenadora de Infecções Transmissíveis da Sesapi.

Prevenção combinada

A camisinha continua sendo um método eficiente e amplamente disponível na rede pública, mas a distribuição de preservativos isoladamente não tem sido suficiente para conter o aumento dos casos nos últimos anos. Por isso, o Ministério da Saúde consolidou a estratégia da Prevenção Combinada, que reúne diferentes ferramentas de proteção.

Testagem precoce

O teste é realizado gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento. Também é recomendado para todas as gestantes, pois o início imediato do tratamento, quando necessário, evita a transmissão vertical ao bebê.

Veja Também

Dê sua opinião: