A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, apresentou nesta quarta-feira (23) a Prova de Conceito do projeto Identificação Neonatal. A iniciativa busca identificar recém-nascidos e emitir a carteira de identidade diretamente nas maternidades, utilizando um novo equipamento para coleta das digitais dos bebês.
De acordo com o Secretário de Segurança, Chico Lucas, o projeto garante que os recém-nascidos saiam da maternidade não apenas com o registro de nascimento, mas também com a Carteira de Identidade. “Os recém-nascidos que saíam das maternidades, muitas vezes sem o registro de nascimento, agora, além do registro, vão sair com a Carteira de Identidade. É existência sendo garantida mais também a Cidadania”.
Além de prevenir casos de sequestro e trocas de bebês, o projeto possibilita a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) tanto para a mãe quanto para o bebê. A tecnologia permite o vínculo seguro entre os dados das digitais de ambos, reforçando a segurança e rastreabilidade.
Leianne, mãe do recém-nascido Abner Gael, primeiro bebê a participar do projeto no Piauí, expressou alívio ao receber o documento do filho, destacando a segurança proporcionada pela iniciativa.“Saber que a gente pode contar com essa segurança dá um alívio, saber que ele é meu e eu sou dele” . O projeto piloto está sendo realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência nacional em saúde neonatal.
Dê sua opinião: