Terça, 01 de julho de 2025, 18:42
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
18:42
Saúde

Teresina tem maior taxa de vacinação contra a gripe entre as capitais do Nordeste

Campanhas, reabertura de salas e pontos extras ajudam a capital piauiense a ultrapassar São Luís e Aracaju em cobertura vacinal

Teresina alcançou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste em cobertura vacinal contra a gripe neste ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que o município já imunizou 46,11% do público prioritário, superando São Luís e Aracaju, que apresentam cerca de 40%. A campanha nacional teve início em abril e continua ativa em todo o Brasil.

Os bons índices são resultado do trabalho intensivo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para facilitar o acesso não só à vacina contra a gripe, mas também a todos os imunizantes do calendário. “Desde janeiro estamos realizando um trabalho de reabertura de serviços que estavam fechados nas Unidades Básicas de Saúde. Reabrimos 11 salas de vacina que estavam fechadas, e agora todas estão em pleno funcionamento”, informa Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS.


Foto: Ascom FMS

A FMS também tem realizado diversas mobilizações e busca ativa do público-alvo, indo até locais estratégicos como instituições de longa permanência, escolas e eventos. Além disso, promoveu dois dias D, com funcionamento das salas aos sábados para atender quem não pode comparecer durante a semana. “Estamos mantendo ainda um posto no Teresina Shopping, que funciona em horários mais amplos incluindo os sábados”, conta a coordenadora de vacinação Emanuelle Dias.

Atualmente, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em 91 UBS espalhadas pela capital, que funcionam de segunda a sexta-feira. O posto fixo no Teresina Shopping segue atendendo de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, possui alta transmissibilidade e pode evoluir para quadros graves, que requerem hospitalização. Por isso, a vacinação segue sendo a principal forma de prevenção e proteção à saúde coletiva.

Veja Também

Dê sua opinião: