Em Teresina será inaugurado o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea), localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei . O espaço vai oferecer atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais.
Além disso, o espaço conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e com uma sala de estímulo multissensorial. O objetivo é oferecer um lugar específico no Piauí, onde pessoas com Transtorno do Espectro Autista de todas as idades, e suas famílias, possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, contribuindo com a melhoria na vida. Centro ficará sob a administração da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Reprodução
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o acesso aos atendimentos será através de regulação do SUS, no qual a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitando a triagem para o novo Centro. “É um momento histórico para as pessoas com deficiência do Piauí. Hoje poder entregar esse instrumento de reabilitação e inclusão para a sociedade é muito gratificante. O Cetea foi pensado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos autistas e de seus familiares”, destaca.
Para o secretário da Saúde, Antonio Luiz, “esta é uma obra muito sonhada e que agora será entregue aos piauienses. O Cetea será uma unidade qualificada para oferecer toda uma assistência multidisciplinar à população. Além disso, o Centro também disponibilizará estrutura para capacitar familiares e acompanhantes dos pacientes atendidos”, explica o gestor.
O Cetea é localizado onde antes funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), facilitando assim, o acesso e atendimento do público-alvo.
Dê sua opinião: