Quinta, 22 de janeiro de 2026, 16:49
Saúde

Vacinação contra a COVID-19 completa cinco anos em Teresina

Imunização foi decisiva para reduzir mortes, internações e permitir a retomada das atividades na capital

A campanha de vacinação contra a COVID-19 em Teresina completou cinco anos de atuação, alcançando a marca de mais de 2 milhões e 736 mil doses aplicadas à população desde o início da imunização. O anúncio foi feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta segunda-feira (19).

Iniciada em 19 de janeiro de 2021, a vacinação teve papel fundamental na redução de óbitos, internações e casos graves da doença. Além de salvar vidas, a imunização contribuiu diretamente para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e possibilitar a retomada gradual e segura das atividades sociais e econômicas na capital.


Foto: Ascom FMSA coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, que participou das primeiras campanhas de imunização no município, destacou a relevância do momento. “Cada dose aplicada foi um gesto de cuidado coletivo. A vacina trouxe esperança em meio ao medo e continua sendo essencial para proteger vidas. É um legado da ciência e da união da sociedade”, ressaltou.

Mesmo após o fim do período de emergência sanitária, as autoridades de saúde alertam que a COVID-19 ainda exige atenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Atualmente, fazem parte do público-alvo da vacinação contra a COVID-19 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, deficiência permanente e imunocomprometidas, além de indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Também estão incluídas pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Veja Também

Dê sua opinião: