O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) recolheu aproximadamente 7.500 materiais escolares dos quase 25 mil produtos fiscalizados em estabelecimentos comerciais em Teresina e no interior do estado.
As fiscalizações fazem parte da Operação Aulas Seguras com objetivo de garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.
Foto: Reprodução
De acordo com a coordenadora do setor de Pré-medidos, Mayra Freire, até o momento já foram examinados resmas de papel, caixas de lápis e apontadores, cadernos, massa de modelar e giz de cera.
“Nós demos início nesta semana ao processo de perícias dos produtos coletados nas papelarias. Por exemplo, no caso de uma resma de papel, é feito a contagem das folhas e a medida do material que consta na embalagem do produto. Todo esse trabalho é feito para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de comprar o material escolar”, explica.
Foto: Reprodução
Segundo o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, ao todo, no Piauí, a Operação Aulas Seguras, através do setor da Qualidade do IMEPI, fiscalizou cerca de 25 mil produtos escolares.
“Encontramos uma taxa de 30% de irregularidade na Operação Aulas Seguras. Apesar do fim da Operação Nacional, nossos fiscais do IMEPI, através do setor de Pré-Medidos, continuam com as fiscalizações de rotina na área para retirar de circulação produtos falsificados e que possam gerar um prejuízo financeiro ao consumidor, além de riscos para saúde das crianças”, ressaltou o gestor. As perícias de materiais escolares seguem até sexta-feira (31), no laboratório de Pré-Medidos do IMEPI.
Dê sua opinião: