Piauienses que acompanharam o caso da tentativa de feminicídio contra a designer de sobrancelhas Nathália Cintia Cantuário Figueredo, golpeada 27 vezes com facadas desferidas pelo ex-marido Anderson Figueredo do Amaral, receberam com gosto amargo a notícia que o juiz Antônio Reis de Jesus Nolêtto colocou o acusado em liberdade, nesta segunda-feira (20).
A decisão do magistrado da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina foi proferida durante a audiência de instrução e julgamento ocorrida hoje. O relaxamento da prisão de Anderson Figueredo atendeu pedido feito pela defesa dele, com parecer favorável do Ministério Público do Piauí. O requerimento da defesa foi feito tendo como base alegações que o acusado estava preso preventivamente na Cadeia Pública de Altos há quase quatro meses, sem que o juiz avaliasse a necessidade da manutenção da prisão preventiva. Além disso, foi alegado ainda que Anderson é réu primário, tem bons antecedentes e não representa perigo à vítima.
Por sua vez, Nathália Cantuário manifestou indignação diante da decisão judicial. No perfil dela no Instagram, foi publicado o print de uma notícia sobre a soltura do preso acompanhada da legenda “Justiça de Merda” [sic] repetida várias vezes. A reação da mulher esfaqueada 27 vezes traz à tona o questionamento feito por todos que acompanharam o caso: a Justiça, nesse caso, serviu à vítima ou ao acusado?
Muito embora tenha sido determinada a soltura de Anderson Figueredo do Amaral, ele só será libertado, de fato, após a expedição do alvará de soltura e o cumprimento dele através do oficial de justiça. Logo, nos próximos dias, vai andar pelas ruas de Teresina, com aval da Justiça, mais um homem que covardemente tentou assassinar uma mulher.
A prisão de Andeson ocorreu no dia 31 de julho, quando ele se apresentou na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Anderson Figueredo vai responder em liberdade às acusações de feminicídio tentado e descumprimento de medida protetiva. O julgamento ainda vai ser marcado.
Relembre o crime
A vítima Nathália Cintia Cantuário Figueredo sofreu tentativa de feminicídio no dia 27 de julho de 2023, quando o ex-marido Anderson Figueredo do Amaral invadiu a casa dela, no bairro São Sebastião, zona sudeste de Teresina. Ele atingiu a ex-esposa com 27 golpes de faca, com a filha do casal no cômodo ao lado de onde ocorreu o crime.
Dê sua opinião: