Sábado, 23 de novembro de 2024, 17:59
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
17:59

Casos de Polícia

Casos de Polícia

Juiz nega liberdade ao acusado de articular roubo de avião do médico Jacinto Lay

A decisão foi proferida nesta terça-feira (21) pelo juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz.

O juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, negou pedido de liberdade e manteve a prisão preventiva de Lucas Marciel Pereira da Silva, acusado de ser o articulador do roubo da aeronave do médico e empresário Jacinto Lay, em janeiro deste ano. A colunista obteve acesso, com exclusividade, à decisão proferida nesta terça-feira (21).

Para manter a prisão preventiva de Lucas Marciel, o juiz considerou que a participação do acusado enquanto o responsável por articular o roubo do avião, foi fundamental para a consumação do crime. O magistrado ponderou ainda que o roubo foi cometido com violência, caracterizando alto grau de perigo dos envolvidos, o que justifica a necessidade da manutenção da prisão do réu para garantia da ordem pública.

"A participação dos ora requerentes nos fatos é extremamente relevante, revelando que sua conduta foi crucial para a consumação dos delitos. Além disso, importante não olvidar que o caso em concreto diz respeito a crime cometido com violência ou grave ameaça (Roubo), caracterizando-se por alta periculosidade dos indivíduos. Em assim sendo, por verificar a presença de motivos para que subsista a prisão preventiva e acolhendo a manifestação ministerial, neste momento e fase procedimental, denego o pedido de revogação de prisão preventiva feito pelos acusados, mantenho em consequência a prisão preventiva dos mesmos, e o faço com fulcro no art. 311 e seguintes do Código de Processo Penal", consta em trecho da decisão do juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz.

  

Lucas Marciel 

   

Diante da decisão judicial, Lucas Marciel deve permanecer preso na Cadeia Pública de Altos (CPA). Ele está detido desde o dia 26 de maio, quando foi capturado pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Quadrilha no banco dos réus

No dia 18 de julho, tornaram-se réus os seguintes acusados de envolvimento no roubo da aeronave: Charlis Conceição da Silva, Maria Angélica Araújo Garcez, Milena Gabriella da Encarnação Vieira e Lucas Marciel Pereira da Silva (organização criminosa, roubo e lavagem de dinheiro); Mykhaell Make Abreu Pereira, Jeferson José Braga Luiz, José Diego Braga Luiz, Izaías Mesquita e Silva, Francinaldo Silva Alves, Francisco das Chagas Silva Nascimento, Jorge Luís de Sousa da Silva e José Helder Carvalho Silva, Lucas Vinícius Pereira do Nascimento, Pedro Teixeira Soares Neto, Thiago Stefany Brito Martins e Vanderson Santos Souza (organização criminosa e roubo).

A data para o julgamento de todos os 16 réus ainda vai ser marcada. 

Relembre o crime

Na madrugada do dia 14 de janeiro deste ano,  seis criminosos fortemente armados invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha em Teresina, e roubaram o avião do médico Jacinto Lay. O neurologista vítima da ação criminosa, é dono da Clínica Neurocentro.

  

Neurocirurgião Jacinto Lay 

Poucos dias após o roubo, no dia 23 de janeiro deste ano, a aeronave foi localizada no estado do Mato Grosso. O monitoramento realizado pela Inteligência da Polícia Civil do Piauí informou que o avião teve um pouso forçado por falta de combustível e que o veículo estava sendo usado por um cartel boliviano para o tráfico de drogas.

Veja Também

Dê sua opinião: