Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
22:04

Geral

Geral

Parlamento do Futuro: 30 estudantes da rede estadual são diplomados como deputados na Alepi

Durante três dias os jovens vão vivenciar a rotina de um parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), participando de atividades.

Trinta estudantes de escolas públicas do Piauí, participaram do Projeto Parlamento do Futuro, e foram diplomados nesta segunda-feira (26), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), como Jovens Deputados e Deputadas Estaduais. O projeto visa promover a formação política e cidadã aos participantes, e apresentar novas leis estaduais.

  

Foto: Reprodução/Redes sociais.

   

Durante três dias os jovens vão vivenciar a rotina de um parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), participando de atividades que incluem análise de projetos, eleição de Mesa Diretora e solenidades. A estudante do 2° ano do ensino médio, Jamile dos Santos, decidiu participar do processo eleitoral como candidata por diversos motivos. A jovem disse que queria entender melhor como se faz política na prática e como poderia ajudar a população futuramente com isso. 

"Confesso que nunca tive interesse no assunto política. Mas o projeto me trouxe até aqui e revelou um mundo que não conhecia e que percebi que pode ser o meu mundo futuramente. Se fosse uma deputada de verdade, iria principalmente fazer projetos e lutar pelos direitos e por mais mulheres no poder. Estou bem empolgada com tudo que estou vendo aqui na Assembleia Legislativa. Não descarto a possibilidade de continuar aprendendo cada vez mais e quem sabe um dia, ser de verdade uma representante do povo", disse empolgada Jamile. 

  

Jamila dos Santos - candidata / Foto: Vinicius Vainner  

   

A solenidade foi presidida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Franzé Silva; e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Os projetos aprovados na Comissão de Constituição e Justiça seguem para a sessão plenária, que vai ocorrer no dia 28 de fevereiro. Nela, os 30 parlamentares vão votar nas matérias que eles mesmos apresentaram e definir o que o Parlamento do Futuro pretende transformar em lei.

  

Foto: Reprodução/ALEPI. 

   

A solenidade foi presidida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Franzé Silva; e do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Veja os nomes dos grupos e os nomes dos jovens candidatos  


Partido da Educação e Cultura (PEC) – 75

1. Ana Vitória (Fronteiras)
2. Ariolino Lima (Teresina)
3. Azafe Caleb (Altos)
4. Daniel Carvalho (Paulistana)
5. Gabriel Barbosa (Barras)
6. Igor Samuel (Teresina)
7. Izamara Isabela (São João do Piauí)
8. João Pedro (Campo Maior)
9. João Vitor (Regeneração)
10. Kaylane Mendes (Teresina)
11. Pedro Victor (Piripiri)

Partido da Saúde e Esporte (PSE) – 85


1. Henry Carneiro (Corrente)
2. Jamile dos Santos (Parnaíba)
3. Luciano Henrique (Teresina)
4. Luís Guilherme (Altos)
5. Vinícius Gabriel (Valença)
6. Wesley Felipe (Picos)
7. Withinney dos Santos (Oeiras)

Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) – 66

1. João Sotero (Teresina)
2. Luiza Carvalho (Teresina)
3. Marina Santos (Parnaíba)
4. Marissol Gomes (Uruçuí)
5. Victor Manoel (Picos)

Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda (PEGR) – 90


1. Antônio Marciel (Altos)
2. Sthefany Vitória (Bom Jesus)
3. Wanderson Mota (Floriano)

Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC) – 89


1. Ádrya Yasmim (Barras)
2. Klasnic de Sousa (São Raimundo Nonato)
3. Marcos Antônio (Picos)

Partido da Segurança Pública (PSP) – 80

1. Antony Ramos (Piripiri)

A experiência dos jovens vai seguir todas as formalidades seguidas pelos deputados estaduais. Após a diplomação no TRE-PI, os estudantes foram recebidos pela a  Alepi, que repassou a presidência para o estudante mais velho que ficará responsável por dirigir a eleição da Mesa Diretora do Parlamento do Futuro. Para José Osmar Alves da organização do projeto, a ideia é principalmente atrair e incentivar jovens ao processo eleitoral e mostrar na prática como misso é importante para o futuro de todos que fazem uma sociedade. "Estamos muito felizes com a procura e grande participação dos estudantes. Ao todo, mais de 6 mil estudantes estão participando o que mostra o sucesso e interesse dos nossos alunos", comemorou Osmar. 

 

José Osmar Alves  - Coord. do projeto  /  Foto: Vinicius Vainner  

 

Desde o dia 22 de novembro, os estudantes já articulam em seis partidos temáticos por meio de grupos em aplicativo de mensagens instantânea para se preparar para os três dias na Alepi. Foram escolhidos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas das cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Barras, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Uruçuí, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Regeneração, Valença, São João do Piauí, Fronteiras e Paulistana. Os estudantes participantes do projeto cumpriram todas as etapas de um pleito oficial, ou seja, Filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto; Registro de Candidaturas; Campanha Eleitoral; e a Votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI.

Veja Também

Dê sua opinião: