Sábado, 21 de dezembro de 2024, 11:33
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
11:33

Geral

Geral

Advogados lançam manual para ajudar na fiscalização da votação de domingo

Eleições 2024, durante o evento Eleitoral na Prática, realizado pela Associação Piauiense da Advocacia (APAC/PI). O manual esta está disponível para download gratuito através do link http://bit.ly/3N93LRF, na bio do advogado Raimundo Júnior no Instagram e no destaque “Masterclass Eleicoes 2024”.

O material serve como um guia para apoiar o trabalho dos advogados, advogadas e das agremiações políticas, esclarecendo dúvidas e oferecendo noções fundamentais para uma atuação eficiente e ética no dia da eleição.O documento, elaborado pelos advogados Raimundo Júnior e Emanoel Fonseca, abrange temas, normas e práticas para facilitar o trabalho dos profissionais durante o período eleitoral a fim de minimizar eventuais problemas judiciais que acarretem prejuízos para candidatos e partidos políticos.


Foto: DivulgaçãoO manual, em formato de e-book, tem 24 páginas com informações atualizadas sobre a legislação eleitoral relativa ao pleito municipal. Na publicação também foram inseridos modelos de requerimentos e petições para facilitar o trabalho dos advogados e advogadas. De acordo com Raimundo Júnior,  a atuação dos representantes dos partidos e candidatos será sempre no sentido de tentar solucionar os problemas surgidos perante a Mesa Receptora de Votos, apresentando reclamações, protestos ou impugnações, se necessário.

“Desenvolvemos este manual exatamente com o objetivo de oferecer noções fundamentais para que nossos advogados e advogadas tenham uma atuação de resultados. O nosso papel nestas eleições é preservar a Democracia”,
afirma Raimundo Júnior.


Foto: Divulgação


Criança envenenada por vizinha apresenta melhoras, mas sofre sequela no cérebro

Ulisses Gabriel Silva, de 8 anos, internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde 22 de agosto após ser envenenado por uma vizinha em Parnaíba, apresentou melhoras, mas está com uma sequela no cérebro que compromete sua movimentação. A informação foi confirmada pela sua mãe à imprensa.

Ainda segundo a mãe, a criança tem dificuldades de postura por causa da lesão cerebral, mas pode ser transferido para outro setor após recuperação. Ele ficou com sequela na cabeça e está até rígido, ele fica todo tortinho, parecendo um S, aí vão esperar só ele melhorar a postura, que é para ele poder subir”, disse.


Foto: FMS


RELEMBRE O CASO

O irmão de Ulisses, João Miguel Silva, de 7 anos, também envenenado, morreu em 28 de agosto após cinco dias de internação em estado grave. Os irmãos foram envenenados em casa, no Conjunto Dom Rufino 2, e o caso está sendo investigado, com suspeitas de uso de chumbinho, um veneno de venda proibida no Brasil.


Contas de prefeituras do Piauí são reprovadas em julgamentos do TCE-PI

Faltando menos de dez dias para as eleições de 2024, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí tem intensificado os julgamentos de prestações de contas e pautas especiais dos municípios piauienses. Essa aceleração deve-se a implantação, há exatos dois anos, do plenário virtual, que representa a análise dos processos de forma online e com total transparência, evitando a necessidade das sessões presenciais.

Nesta sexta-feira (27), as duas Câmaras virtuais do órgão promoveram julgamentos. Só a primeira Câmara analisou um total de 15 processos, dos quais um foi devidamente julgado, três retirados de pauta e um suspenso. Foram analisadas ações de controle social, inspeção e prestação de contas propriamente ditas de 13 prefeituras. Destaque para a cidade de Piracuruca, a única que teve as contas reprovadas.

Esse processo, de número TC/004670/2024, é referente a 2023 e foi reprovado por unanimidade. O relator foi o conselheiro Jaylson Campelo, que fundamentou seu voto em pelo menos 11 irregularidades, como: a publicação de decretos de alteração orçamentária fora do prazo; a falta de arrecadação e recolhimento da receita dos serviços de manejo de resíduos sólidos; e o descumprimento do limite máximo de despesas de pessoal do poder executivo.

Todos os outros conselheiros seguiram o voto de reprovação das contas de Piracuruca na íntegra. Em sua decisão, o relator pede que em 180 dias o atual prefeito de Piracuruca, Assis Mãozinha (PT), apresente cópia da lei que institui, no âmbito do município, a cobrança dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos, cópia do plano municipal pela Primeira Infância e cópia do plano municipal de Segurança Pública.

Toda a fundamentação do processo, leva-se em conta as inúmeras irregularidades aplicadas nas contas da prefeitura de Piracuruca no ano de 2023, destacando os limites de gastos com pessoal, indo totalmente contrário ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.  Assis Mãozinha ainda não foi notificado da decisão. 


Ministro fala sobre uso do Bolsa Família para jogos de aposta

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, publicou uma nota nesta quarta-feira (25) destacando que os programas sociais de transferência de renda foram criados para garantir a segurança alimentar e atender às necessidades básicas das famílias em situação de vulnerabilidade.

"A prioridade sempre será combater a fome e promover a dignidade para quem mais precisa", destacou. A nota foi divulgada logo após publicação de nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) que aponta que os beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets (empresas de apostas eletrônicas) via Pix em agosto.


Foto: fábio rodrigues/ Agência Brasil

Wellington Dias aponta ter solicitado esclarecimentos ao Ministério da Fazenda e destacou ainda a proposta em andamento para a regulamentação desse mercado no Brasil."Tenho certeza de que o governo federal, ao tratar desse tema, levará em consideração a proteção dos mais vulneráveis e os impactos sociais que possam surgir", reforçou, destacando que irá acompanhar a regulamentação e encontrar mecanismos para evitar que dinheiro dos benefícios sociais sejam utilizados em jogos.

"Nosso foco permanece firme: garantir que o Bolsa Família continue sendo um instrumento eficaz de combate à pobreza e à insegurança alimentar. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que esse objetivo se mantenha", disse, em nota.


PGE-PI lança novo sistema para otimização e classificação dos processos


A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) lança neste mês de setembro, juntamente com o suporte do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) o sistema Lineu. Essa é a nova plataforma de uso interno que foi desenvolvida para classificar em grupos de trabalho, os assuntos e subassuntos dos processos que que transcorrem pela carteira acompanhada pela PGE-PI.

Segundo o Procurador Paulo Maneco, Chefe-Adjunto da Procuradoria Judicial, um dos principais responsáveis pela idealização e desenvolvimento do novo sistema, sua utilização trará um ordenamento de trabalho mais organizado e o fluxo de informações sobre cada processo será detalhado automaticamente.

Foto: Reprodução
“A ideia por trás desse esforço de desenvolvimento, depois de trabalho massivo para poder alimentar esse sistema, é fazermos essa identificação com precisão. Primeiro: Quais são as características? Quais são os tipos de processos que estamos acompanhando? Quais são os tipos de processos com os quais eles estão lidando? Quais são os tipos de características? E em uma segunda fase, que é a classificação do assunto e do subassunto do processo, é poder definir a primeira fase. A segunda fase é definir a classificação do desempenho que temos em cada decisão”, explicou o Procurador.

O Lineu é uma das criações do NIT, braço importante e fundamental para a PGE-PI. Criado em fevereiro desde ano, o setor tem como objetivo fortalecer as capacidades técnicas e estratégicas da PGE-PI, impulsionando políticas de inovação e tecnologia.

“Vamos pensar no macro, mas também no qualitativo. Se quisermos saber quantos processos de internação compulsória temos aqui, esse dado será disponibilizado automaticamente. Se quisermos como esses processos estão distribuídos nas varas, também teremos. Como tem sido a recepção da nossa tese, em nossa defesa? Teremos. Tendo todos esses dados de forma sistemática, apenas com alguns cliques, no final nós poderemos planejar a nossa atuação com base nisso”, destacou Paulo Maneco.

Foto: ReproduçãoO sistema Lineu será de uso exclusivo dos Procuradores e assessores jurídicos de cada Procuradoria especializada. Ainda em final de fase de testes, a plataforma trará como principal benefício a otimização das informações e dados judiciais para que a PGE-PI tenha mais organização e celeridade no seu planejamento.  Todas informações do sistema serão abastecidas por um grupo de especialistas do setor responsável.

Por que Lineu?

O sistema, cujo nome foi inspirado no Botânico Sueco Carlos Lineu, que foi considerado o pai da taxonomia moderna, visa à coleta de dados de processos e decisões judiciais, possibilitando um importante incremento na capacidade de compreensão, gestão e planejamento da atuação da Procuradoria perante o Poder Judiciário.


Mais de 60% dos donos de motocicletas não tem CNH no Piauí, aponta Ministério dos Transportes

Um levantamento do Ministério dos transportes revelou que o Piauí é o segundo estado brasileiro com o maior número de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores sem Carteira Nacional de Habilitação do tipo A. Segundo dados, 61,8% destas pessoas não possuem a CNH.

No topo do ranking, está o Maranhão, com o índice impressionante de 70%.

O Nordeste e o Norte brasileiros lideram essa lista. Dentre os 16 estados das referidas regiões, onze possuem indicadores acima dos 50%.

O terceiro lugar do levantamento é ocupado pela Paraíba (57,8%), seguida dos estados de Alagoas (55,6%), Amazonas (54,5%), Rio Grande do Norte (52,7%), Sergipe (51,4%), Pará (51,3%), Bahia (50,9%), Pernambuco (50,8%) e Ceará (50,5%).

O estado de Santa Catarina aparece na última colocação, com o índice de 18,9%.

Com 34,2 milhões de veículos, as motocicletas representam 38% de toda a frota nacional. Para o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o crescimento deste número é preocupante.

"Esses dados levam a uma série de questionamentos sobre o aumento do uso de motocicletas e como isso tem impacto no trânsito. É preciso conscientizar a população sobre a importância de conduzir de acordo com a lei e democratizar o acesso à CNH", disse.


Ministra da Mulher lança Feminicídio Zero e visita Casa da Mulher Brasileira em Teresina e Parnaíba



A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará no Piauí nesta quinta (12) e sexta-feira (13) para os lançamentos da campanha Feminicídio Zero no estado e da pedra fundamental da construção da Casa da Mulher Brasileira e Lavanderia Comunitária de Parnaíba. A agenda de Cida começará em Teresina, na quinta. Na Assembleia Legislativa, às 9h, a ministra lançará a campanha “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. Entre os objetivos da campanha estão conscientizar a população e reforçar o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - como canal para busca de ajuda, informações e registro de denúncias.

Ao meio-dia, Cida vai conhecer as instalações da Casa da Mulher Brasileira em Teresina, inaugurada em março pelo Governo Federal voltada para atender mulheres vítimas de violência. O espaço oferece acolhimento, alojamento, apoio psicossocial, jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças. Na sexta-feira, dia 13, às 7h30h, em Parnaíba, Cida Gonçalves será recebida pelo governador Rafael Fonteles e pela secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. Juntos farão o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira no município. A solenidade será no terreno onde será construída a estrutura, na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.


Foto: Divulgação SEMPI Às 10h, Cida lançará no município a campanha Feminicídio Zero, no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Em seguida, a ministra visitará o terreno onde será construída a Lavanderia Comunitária de Parnaíba, na Rua Dr. João Goulart, nº 69. A visita da ministra ao Piauí será encerrada após às 16h, quando ela e Zenaide Lustosa terão uma agenda de diálogo com as mulheres da planície litorânea, em Parnaíba e Cajueiro da Praia. O encontro será no Instituto Caburé – Rua do Lago no Povoado da Barrinha (sentido Casa de Farinha).

A secretária das mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância da vinda da ministra para o Piauí. “Vamos promover uma grande mobilização pelo feminicídio zero, na área da autonomia econômica e da cultura, educação, saúde e da mulher, buscando mobilizar o poder público para que as mulheres continuem vivas e a gente consiga atingir a meta”, declarou a secretária.


Justiça suspende nomeações de concurso da Semec devido irregularidades

A 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina determinou a suspensão imediata das nomeações dos aprovados no concurso público para a Área Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), regido pelo edital nº 01/2024 e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

A decisão ocorreu após ação civil pública do Ministério Público do Piauí (MPPI), que apontou diversas irregularidades no certame, como falhas na publicidade dos resultados da prova discursiva, convocação indevida para a prova de títulos e alterações injustificadas no procedimento de heteroidentificação.


Foto: Reprodução Semec
O juiz Lirton Nogueira Santos determinou a suspensão das nomeações até que as irregularidades sejam resolvidas. Além disso, o município de Teresina e o Idecan têm 15 dias para republicar o resultado definitivo da prova discursiva, conforme os critérios estabelecidos no edital.


Criança envenenada pela vizinha em Parnaíba deixa UTI após 16 dias internada

Ulisses Gabriel Silva, de 8 anos, envenenado por uma vizinha no último dia 22 de agosto em Parnaíba, litoral do Piauí, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica nesta segunda-feira (09) , após 16 dias internado em estado grave. A criança foi transferida para a Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O irmão de Ulisses, João Miguel Silva, de 7 anos, também foi vítima do crime e faleceu no dia 28 de agosto, na UTI pediátrica.

  

João Miguel, de 7 anos, morreu envenenado (Foto: Reprodução)

   

O CRIME

Luciléia Maria da Conceição Silva, de 52 anos, foi presa por envenenar as crianças. Na residência dela, a Polícia Militar encontrou frascos de veneno e um gato, também com sinais de envenenamento.

Em audiência de custódia, a suspeita negou o crime e alegou que o veneno era usado somente para matar ratos, baratas e formigas.

  

Luciléia foi presa por envenenar as crianças (Foto: Reprodução)

   

LEIA MAIS

Suspeita de envenenar crianças nega crime

Crianças envenenadas em Parnaíba seguem em estado grave

Duas crianças ficam em estado grave após serem envenenadas no Piauí


Candidato a vereador do Piauí é preso por homicídio cometido em Rondônia

Reinaldo Rodrigues, candidato a vereador pelo partido Progressistas em Joca Marques, no Norte do Piauí, foi preso nesta quarta-feira (04) pela Polícia Federal. Ele era foragido da justiça desde 2019, quando sua prisão preventiva foi decretada pela 1ª Vara Criminal de Guajará, no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Reinaldo é investigado por homicídio qualificado, ocorrido em 2005 na cidade de Nova Mamoré, no interior de Rondônia.

A prisão aconteceu em uma residência no município de Joca Marques, onde o candidato foi localizado pelas equipes federais. Natural de Luzilândia, Reinaldo estava concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal de Joca Marques nas eleições deste ano.

Foto: Reprodução Instagram
Após a prisão, ele foi conduzido a uma penitenciária em Parnaíba, onde permanecerá à disposição da justiça. A investigação sobre o homicídio qualificado continua, e o caso repercutiu na região, causando grande impacto nas eleições municipais locais.

ENTENDA O CASO

Reinaldo Rodrigues foi denunciado pelo homicídio qualificado de Sebastião Ramos Pacó. O crime ocorreu em 15 de maio de 2005, na cidade de Nova Mamoré (RO), outros dois homens foram denunciados pelo crime: Rubens José Cardoso e Edilson de Lemos.

Conforme o Ministério Público de Rondônia, Rubens José teria contratado o candidato e Edilson para executar o crime. Rubens José foi preso em 2024.


Prefeito do PI é suspeito de usar dinheiro do SUS para assediar mulher

O prefeito de Cocal, Douglas Lima (PT), está sendo acusado por uma mulher de um escândalo que mistura assédio sexual e desvio de dinheiro público. Segundo denúncias, ele teria usado recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados ao Fundo Municipal de Saúde de Cocal, para bancar assédios sexuais a suposta vítima que é casada com um policial, identificada pelas iniciais F.C.S.S. Mensagens divulgadas revelam o teor explícito das conversas de Douglas com a suposta vítima. "Quanto você precisa, meu bem? Vou mandar 4 (quatro)", dizia uma das mensagens. Em outra, o prefeito sugere encontros mensais e faz comentários de cunho sexual, aumentando o escândalo. A situação teria começado em maio de 2024, quando o prefeito enviou a primeira mensagem pelo Instagram, oferecendo dinheiro para um encontro em Parnaíba, proposta prontamente recusada pela mulher que decidiu contar ao marido o que estava acontecendo.

  

Prefeito de Cocal-PI é suspeito de usar dinheiro do SUS para bancar assédio a mulher

   

No entanto, de acordo com informações compartilhadas durante mensagens, o suspeito chegou a utilizar o perfil de Instagram da filha menor de idade da vítima para tentar continuar suas investidas, o que agravou ainda mais a situação. Em um dos registros, o prefeito é visto pedindo à vítima para tirar a roupa, chamando-a de "delícia".

  

Mensagens divulgadas revelam o teor explícito das conversas de Douglas com a vítima 

  

Além das mensagens, houve transferências financeiras suspeitas, realizadas não apenas da conta pessoal do prefeito, mas também de uma conta do Fundo Municipal de Saúde de Cocal. Os valores de R$ 2.200,65 e R$ 2.400,15, somando um total considerável de recursos públicos, foram destinados à mulher. Outra transferência de R$ 1.000,00 também foi registrada, desta vez da conta pessoal de Douglas Lima. 

 

  

Foto: Reprodução.

   

A vítima, assustada com a sequência de assédios e as transferências financeiras, decidiu procurar a justiça com várias provas das conversas e transferências bancárias. Os flagrantes foram feitos com ajuda do marido que é policial e decidiu se passar pela esposa para juntar o maior número de provas contra o prefeito. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis em Parnaíba, onde as investigações foram iniciadas. Em seus relatos, F.C.S.S expressa preocupação com a possibilidade de estar envolvida, involuntariamente, em um esquema de corrupção, além de temer retaliações por parte do prefeito.

 

  

Foto: Reprodução. 

   

]Em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, Douglas Lima é visto insistindo para que a mulher venha ao seu encontro, dizendo: "Eu quero que você venha para dormir algumas noites contigo, que na verdade ninguém nem vai dormir né...".

Douglas Lima assumiu a prefeitura após a renúncia de Nonatinho do Sindicato (PT) e é apoiado pelo deputado estadual Rubens Vieira (PT), que também já foi prefeito de Cocal. No entanto, diante da gravidade das acusações e do uso indevido de dinheiro público, o caso segue em investigação. Nossa equipe tentou por diversas vezes falar com o prefeito. Douglas Lima ainda não foi encontrado ou se manifestou oficialmente sobre as acusações.   

  

Foto: Reprodução.

   


Nova sede da PGE-PI será entregue em 2025

A nova sede da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) começou a tomar forma após sete meses desde o início dos primeiros estudos do solo para inserção das fundações. Nesta semana, o Procurador-Geral do Estado, Pierot Júnior, e demais Procuradores da casa fizeram uma visita técnica de acompanhamento dos trabalhos, e mostraram entusiasmo com o andamento da obra.

Foto: Reprodução 

“Estamos sempre por perto para acompanhar o passo a passo daquilo que será a nossa nova casa. É muito bom saber que tudo está acontecendo dentro do planejado e sem intercorrências. Sabemos que em um canteiro de obras desse porte há muito para ser coordenado e, por isso, temos nossos profissionais da PGE-PI que prestam esse acompanhamento diário. Ficamos satisfeitos com o que vimos. Em breve estaremos muito bem locados na nova sede”, comentou Pierot Júnior, Procurador-Geral do Estado.

Foto: Reprodução 

Projetada em estrutura metálica, a obra iniciou o estágio de instalação dos pilares e vigas, que são encaixados e parafusados, formando o “esqueleto” da edificação. No atual momento, o projeto atinge cerca de 12% da sua totalidade, com projeção para 22% até a metade de setembro. Segundo Duanne Holanda, engenheiro responsável designado pela PGE-PI para o acompanhamento da obra, os prazos estão todos dentro do previsto e a expectativa é que a nova sede esteja pronta em julho de 2025.

“Tudo está perfeitamente correndo no tempo certo. Até o mês de outubro devemos finalizar toda a montagem da estrutura para iniciarmos a parte da alvenaria e, posteriormente, as outras instalações e assim por diante. No meio do próximo ano a nova casa da PGE-PI estará pronta”, assegurou Duanne Holanda.

Foto: Reprodução 

A nova sede da PGE-PI contará com uma área construída de pouco mais de três mil metros quadrados com valor orçado em aproximadamente R$12,3 milhões. O endereço é o mesmo da edificação demolida da instituição, na Av. Senador Area Leão, bairro Jóquei, Zona Leste de Teresina.


​​​Começou pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda

Começou a liberação do quarto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 – ano base 2023.  De acordo com a Receita Federal, o pagamento do recurso deve contemplar mais de 5,34 milhões de contribuintes. O processo pode ser feito pelo site ou aplicativo da Receita, na aba “Meu Imposto de Renda”. O pagamento da restituição será depositado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Foto: Reprodução

Confira o calendário completo de restituições:

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 28 de junho;

3º lote: 31 de julho;

4º lote: 30 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Ainda de acordo com a Receita Federal, serão distribuídos R$ 6,8 bilhões. Deste total, R$ 469,1 milhões referem-se aos contribuintes prioritários, sendo 15.077 idosos acima de 80 anos, 84.659 cidadãos entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, e 27.372 trabalhadores cuja maior fonte de renda é o magistério.

Foto: Reprodução 

Contribuintes que não possuem prioridade legal também serão contemplados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento por Pix. Ainda receberão o depósito 47.238 moradores do Rio Grande do Sul que tiveram prioridade devido ao estado de calamidade decretado pelo governo.


​​​Um dos meninos envenenados por vizinha tem protocolo de morte encefálica

O Hospital de Urgência de Teresina, confirmou no início da noite dessa terça-feira (27) que foi  aberto protocolo de morte encefálica do menino de 7 anos, que estava internado por envenenamento. Além dele, o irmão, de 8 anos, também foi envenenados e continua em estado grave desde sexta-feira (23). A suspeita, vizinha das vítimas, Lucélia Maria da Conceição Silva, de 52 anos, foi presa horas depois na casa dela em Parnaíba e teve a prisão preventiva decretada. 

Foto: Reprodução 

Ela negou as acusações, mas a polícia encontrou frascos de veneno para matar ratos na casa dela que foi incendiada pelos vizinhos que se revoltaram com o caso. Os dois irmãos foram internados com sintomas de envenenamento na sexta-feira (23) e a suspeita, uma vizinha das vítimas, foi presa horas depois. Ela negou as acusações ao chegar à Central de Flagrantes. Revoltados com a situação, vizinhos incendiaram a casa da mulher. Os irmãos estavam entubados no Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.

Foto reprodução: HUT

 

O transporte das crianças à capital foi feito por uma aeronave do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica realizou exame para detectar a substância que envenenou as crianças, mas os resultados ainda não estão disponíveis.


Seria hoje a inauguração do rebaixamento da Avenida João XXIII adiado para setembro

Hoje seria um dia importante para o trânsito e principalmente para a população que passa diariamente pela Avenida João XXIII, onde fica localizada uma das principais e mais movimentadas saídas da capital do Piauí. No local foi construída a obra de rebaixamento que é acesso de novos bairros da zona leste de Teresina e da BR-343. Falo construída, por que a obra foi finalizada como estão mostrando motoqueiros que, mesmo com as placas de isolamento, estão “inaugurando” antes dos nossos representantes políticos. Imagens gravadas por celulares mostram que tudo está pronto e o que falta, é o bom senso dos nossos representantes! 

Foto: Reprodução 

A inauguração da obra de rebaixamento da Avenida João XXIII que estava marcada para esta terça-feira (27 de agosto) foi adiada para o mês de setembro. E não foi por falta de conclusão da obra! Está tudo pronto! Mesmo com engarrafamentos quilométricos nos horários de maior movimento e vários acidentes já registrados, a população vai ter que esperar mais tempo para trafegar com mais facilidade e segurança naquela região.

Foto: Reprodução 

O pedido de adiamento partiu da bancada piauiense em Brasília, que na próxima semana terá dias intensos de votação e os parlamentares não poderão se ausentar de Brasília, para participar da inauguração. O pedido foi levado diretamente pelos membros da bancada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que atendeu a solicitação. 

Foto: Reprodução 

A tão esperada inauguração só deve acontecer agora no dia 03 de setembro, com a presença do ministro e de membros da bancada do Piauí no Congresso Nacional ou seja, sem o espetáculo político não tem inauguração oficial. É como se “eles” estivessem fazendo um favor a população! O que não é verdade! Nenhum político tirou do próprio bolso o recurso para construção do rebaixamento. A obra foi iniciada em 2022 e está orçada em R$ 46 milhões. Ela foi construída com recursos de emendas parlamentares e do Governo Federal. Ou seja, não fizeram mais que a obrigação! Foram eleitos para isso! Melhorar nossas vidas, lotadas de impostos! Mas enquanto isso, só nos resta passar por lá com atenção redobrada e rezar para que nenhum grave acidente aconteça com os pobres mortais.


Piauí vai receber mais 500 moradias do Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades autorizou a contratação para a construção de 8.086 unidades habitacionais em todo o país pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Desse total, 529 residências serão construídas no Piauí, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (23). As cidades de Teresina e Parnaíba estão entre as contempladas com a medida.

Em Teresina, serão construídas 192 unidades no Reserva do Angelim I e 160 no Reserva do Angelim II. Já em Parnaíba, o município receberá 177 novas moradias na segunda etapa do Conjunto Habitacional Dom Rufino IV. Além dessas áreas urbanas, o programa também vai beneficiar comunidades rurais e grupos específicos no estado.


Foto: DivulgaçãoAo todo, o Piauí será contemplado com mais 4.322 unidades habitacionais distribuídas em 87 municípios, nas modalidades Rural e Entidades. A iniciativa visa atender comunidades organizadas em áreas urbanas e grupos como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais residentes em áreas rurais. Em janeiro, uma lista já havia confirmado outras 5.700 unidades habitacionais em 16 cidades piauienses, voltadas principalmente para a zona urbana, incluindo mais de 2 mil residências em Teresina.

Nesta nova seleção, o Governo Federal divulgou os municípios beneficiados, incluindo a construção de 599 moradias na modalidade Entidades em nove cidades. Na modalidade Rural, 3.723 unidades serão construídas em 78 municípios. Oeiras lidera a lista com 200 moradias, seguido por Paes Landim, Rio Grande do Piauí, São Julião e Vila Nova do Piauí, cada um com 100 unidades habitacionais.


Padre é afastado por "comportamento inadequado" em Teresina

A Arquidiocese de Teresina anunciou, por meio de nota oficial, o afastamento do padre Jardel Moreira dos Reis da Diocese de Teresina devido a "comportamento inadequado". O comunicado é assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, e pelo chanceler da Cúria, Diácono Roberto Caminha Cavalcante.

Foto: Reprodução
Esta não é a primeira vez que o padre é afastado. Em 2020, o padre Jardel foi suspenso de suas funções após uma denúncia, recebida pela igreja, enquanto ele atuava como pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina. Na época, a denúncia foi feita por familiares de um adolescente e foi levada diretamente ao então arcebispo de Teresina, Dom Jacinto de Brito Sobrinho.

Apurações apontam que o afastamento atual é por tempo indeterminado, enquanto o caso é analisado pelo Vaticano. O processo corre em segredo pontifício. A equipe da Band Piauí tentou entrar em contato com o padre, mas até o momento ele não se pronunciou sobre o assunto.


Foto: Nota Arquidiocese Teresina


Superlua provoca "supermaré" em praias no Piauí

O litoral do Piauí registrou uma elevação significativa no nível do mar nesta semana devido ao fenômeno da superlua, que ocorreu na noite desta segunda-feira (21), e impactou diretamente na maré do Coqueiro e de outras praias do litoral, em Luís Correia, aumentando a altura das ondas e a força das correntes marítimas. A água chegou a invadir locais nunca atingidos antes, que deixou moradores da região assustados.

O instrutor naval e professor de Ciências com habilitação em Física, Francisco Cavalcante, explicou a relação entre o ciclo lunar e as marés, destacando que o alinhamento dos astros tem influência direta na variação do nível do mar. Segundo ele, as marés são regidas principalmente pela atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol.

Foto: Band Piauí
Os estágios da Lua têm influência direta nas marés. Quando a Lua está em quadratura com a Terra e o Sol, ou seja, formando um ângulo de 90 graus, temos as marés de quadratura, que são mais suaves. Já quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, ocorrem as marés de águas vivas, que são mais intensas, com uma amplitude maior devido à força gravitacional dos astros. Quando a Lua está mais próxima da Terra, como no caso da superlua, a atração gravitacional se intensifica e as marés se tornam mais violentas”, explicou o professor.

Ele também esclareceu detalhes sobre o ciclo das marés e a variação entre alta e baixa mar. “O ciclo da maré dura 12 horas e 48 minutos. No ponto mais baixo, chamado de baixa-mar, a maré permanece estável por um tempo, assim como no ponto mais alto, conhecido como pré-amar. Esse período de estabilidade é chamado de estofo da maré e dura cerca de 24 minutos. A amplitude da maré, que é a diferença entre a pré-amar e a baixa-mar, no Piauí, costuma variar em torno de dois metros”, acrescentou.

Foto: Band Piauí 

A superlua ocorre quando a Lua cheia ou nova está em sua posição mais próxima da Terra, um fenômeno conhecido como perigeu, o que faz com que ela pareça maior e mais brilhante no céu. Esse alinhamento também potencializa o efeito das marés, que, como observado nesta semana, apresentam picos mais elevados e quedas mais acentuadas.


Foto: Band Piauí


Câmara derruba veto de programa de contracepção de adolescentes

A Câmara Municipal de Teresina decidiu, nesta terça-feira (20), derrubar o veto ao programa de contracepção para adolescentes, de autoria da vereadora Elzuila Calisto.

Com o apoio de 15 parlamentares, o programa foi assegurado, garantindo que jovens de 12 a 18 anos tenham acesso a informações e recursos essenciais para evitar a gravidez precoce e proteger sua saúde.

 

Camara Municipal de Teresina 

  

O programa é um importante conquista na defesa dos direitos das meninas e na construção de um futuro mais seguro e consciente. "Esta vitória é um marco na luta pela saúde e pelos direitos reprodutivos dos adolescentes", afirma a vereadora Elzuila Calisto.

Elzuila destacou ainda que o programa não se trata apenas de contracepção, mas também de educação sexual e conscientização sobre os riscos e responsabilidades relacionados à sexualidade na adolescência. "Estamos garantindo que nossas meninas tenham acesso ao conhecimento e aos recursos que precisam para se proteger e planejar o futuro que desejam", conclui a vereadora.  


Carro e viatura do Corpo de Bombeiros colidem em Teresina

Na noite deste domingo (17), uma viatura do Corpo de Bombeiros do Piauí foi atingida por um carro de passeio enquanto realizava um serviço na zona norte de Teresina. O acidente ocorreu na Avenida Maranhão, próximo ao bairro Saci, enquanto a guarnição trabalhava no corte de uma árvore que ameaçava cair.

Foto: Reprodução
De acordo com informações, a viatura estava isolando a via para garantir a segurança da operação quando o veículo de passeio colidiu com ela. O condutor do carro envolvido no acidente se apresentou como policial civil. Até o momento, não há relatos de vítimas ou de grandes danos nos veículos.


Justiça determina monitoramento eletrônico e bloqueio de bens de promotor no Piauí

O promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí (MP-PI) e seu assessor, ambos investigados por suspeita de exigir dinheiro para arquivar denúncias, serão monitorados por tornozeleira eletrônica. As novas medidas foram determinadas pela Justiça nesta quinta-feira (15), no âmbito da Operação Iscariotes, deflagrada no dia 7 de agosto de 2024.

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí informaram que as investigações apuram o crime de concussão, que envolve a exigência de vantagem indevida. Um empresário denunciou o promotor após ser abordado com um pedido de R$ 3 milhões para que fosse arquivado processo judicial contra o empresário. para não ter uma denúncia arquivada.

Foto: Divulgação-PF

Nesta segunda etapa da operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Teresina e Picos. Conforme a Polícia Federa, “O Tribunal de Justiça do Piauí determinou o bloqueio de bens e valores, o afastamento do cargo público e o monitoramento eletrônico dos investigados, além de outras medidas cautelares”.

Ainda segundo a PF em nota publicada, "Comprovados os fatos sob investigação, o agente público poderá responder pelo crime de concussão, que consiste na prática de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". 

PROMOTOR É AFASTADO

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) afastou o promotor por 90 dias e proibiu o acesso dele às instalações do MPPI, exceto para atos determinados pela PGJ ou pela Corregedoria-Geral. A investigação também levou à apreensão de quase R$ 900 em espécie na residência do promotor. O caso está em segredo de justiça.A PGJ acatou a determinação do corregedor nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa.

Foto: Divulgação -PF


Aniversário de Teresina: veja o que abre e o que fecha nesta sexta-feira (16)

Teresina, capital do Piauí comemora 172 anos nesta sexta-feira (16). Com isso, diversos estabelecimentos funcionarão em horário especial. Segundo o Sindicato dos Lojistas do Piauí foi autorizado o funcionamento das lojas do Centro e dos bairros em uma jornada de 6h não podendo ultrapassar as 18h.

Foto: Reprodução

Já atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionarão normalmente. Mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam às atividades na segunda-feira (18). Os supermercados vão abrir em jornada normal no o feriado. Já os bancos estarão fechados. Apenas os caixas eletrônicos continuarão disponíveis à população.

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina informaram que os órgãos públicos também não funcionarão, com exceção dos serviços essenciais. A Prefeitura realizará eventos comemorativos.

Teresina Shopping

Supermercado - 8h às 22h
Cafeterias - 10h às 20h
Lojas de alimentação - 10h às 22h
Cinemas - bilheterias a partir das 13h
Academia - 8h às 17h
Lojas e quiosques - 14h às 20h
Espaço Família - 12h às 20h

Riverside Shopping 

Praça de alimentação e parque infantil - 10h às 22h
Supermercado - 8h às 22h.
Padaria - 7h às 22h
Clínicas e consultórios - 8h às 18h
Lojas e quiosques - 9h às 21h

Shopping Rio Poty 

Cinema - 13h às 22h30
Lotérica - 12h às 18h
Parques - 12h às 22h
Academia - funcionará das 8h às 14h
Lojas e quiosques - funcionarão das 10h às 22h
Cafeterias - 10h às 22h
Lazer e alimentação - 10h às 22h


Vídeo registra momento que incêndio atinge residência em Teresina

Um vídeo mostra o momento em que chamas tomam conta de uma residência no bairro Parque Alvorada, Zona Norte de Teresina, no início da manhã desta quarta-feira (14). No momento do incêndio, havia uma idosa e uma mulher na residência, mas elas não ficaram feridas.

Além delas, havia uma cadela de estimação, que ficou debaixo de uma cama no quarto onde o fogo começou. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) foi acionado e conseguiu controlar as chamas e resgatar o animal que foi encaminhado para uma clínica veterinária, por ter inalado muita fumaça.

Foto: Reprodução


Segundo informações apuradas o fogo começou em um quarto onde havia um ventilador ligado. As chamas se espalharam ainda para a sala, cozinha do imóvel e terraço. 

De acordo com a dona da casa, que não estava no momento do incêndio, a idosa e a mulher são sua mãe e prima. Elas só foram retiradas do local porque um motorista por aplicativo, que passava pela rua, as convenceu a saírem.

 


Vereadores mantém veto à lei que colocaria fim às carroças em Teresina

Os vereadores decidiram manter o veto do prefeito Dr. Pessoa ao projeto de lei que pretendia acabar com uso de animais para tração de carroças na cidade, intitulado como "Lei das Carroças". Com a decisão, o projeto será arquivado.

Para que o veto fosse derrubado, eram necessários 15 votos favoráveis, porém, apenas 8 parlamentares votaram pela rejeição do veto. O projeto, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), tinha como objetivo principal implantar um programa de redução gradativa do uso de animais em carroças, além de propor a inserção social dos carroceiros.


Foto:Reprodução


A proposta incluía a substituição dos animais por alternativas como o "cavalo de lata", motocicletas acopladas com caçambas, ou bicicletas motorizadas. Os vereadores que votaram a favor da derrubada do veto foram Dudu (PT), Pastor Levino (PRD), Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), Deolindo Moura (PT), Venâncio Cardoso (PT), Ismael Silva (PP), Fernanda Gomes (SS), e Victor Linhares (PP).

A vereadora Thanandra Sarapatinhas lamentou a decisão. "Eu já sabia o que ia acontecer aqui hoje. Nos bastidores, escutei que a prefeitura estava se articulando, falando em liberar emendas e incentivando os vereadores a faltarem à sessão. O projeto era importante para o bem-estar dos animais em nossa cidade, mas é isso", declarou.

Por outro lado, a presidente da associação dos carroceiros de Teresina comemorou a manutenção do veto. Visivelmente emocionada, ela se ajoelhou no plenário e agradeceu pela decisão. "A gente ficou muito feliz, nossa classe de carroceiros ficou muito feliz. Eu vejo o sofrimento, não é fácil a nossa vida. Eu queria que cada vereador fosse à casa de um carroceiro para ver como ele convive. Estou muito satisfeita. A promessa que fiz a São Francisco, que é realmente protetor dos animais, se cumpriu", concluiu.


Motociclista morre após colidir com carreta em Teresina

Um homem, que não teve o nome identificado,  morreu após colidir sua motocicleta com a traseira de uma carreta na BR-316, no bairro Palitolândia, zona Sul de Teresina, na manhã desta segunda-feira (12). O veículo transportava açúcar e estava vindo de Timon (MA) com destino a cidade de Fortaleza (CE).

Foto:Reprodução

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima morava próximo de onde ocorreu o acidente. Agentes realizaram o controle do tráfego da região, que teve uma estrada parcialmente interrompida para a chegada da viatura do Instituto de Medicina Legal (IML).

“Nós vamos esperar para realmente identificar a identidade da vítima e confirmar se ele é o proprietário da moto. Estamos aguardando os familiares e vamos elaborar o boletim de ocorrência. A PRF encaminhará todos os detalhes para a Polícia Civil, que realizará a perícia legal e dará prosseguimento ao caso”, declarou o inspetor Paulo Santos.


Obra de revitalização do Parque Potycabana será entregue nesta terça-feira (13)

A terceira e última etapa das obras de reforma e revitalização do Parque Potycabana, será entregue nesta terça-feira (13), às 8h, em Teresina. O projeto é uma parceria entre a Secretaria dos Esportes (Secepi) com Governo do Estado, a obra conta com o valor total de R$ 1.043.605,31.

O projeto de revitalização visa trazer melhorias para atender à população Teresinense, com espaços renovados e seguros. 

Foto:Reprodução

Na primeira etapa, as quadras poliesportivas 1 e 2 receberam pintura geral, substituição de traves danificadas e instalação de tabelas de basquete profissionais, feitas de acrílico com aro de molas.  Já a pista de skate passou por reparos no piso, pintura geral e instalação de estruturas de proteção adicionais.

A segunda etapa, no campo de areia foram instaladas novas estruturas para rede, pintura geral e o colchão de areia foi desinfectado e sanitizado.  A quadra de badminton 1 recebeu pintura em toda a área, enquanto a quadra 2 foi adaptada para abranger modalidades de luta, com instalação de cobertura e iluminação específica.

Foto:Reprodução

Na última etapa a obra será finalizada com a entrega da quadra de tênis que teve o piso existente substituído por um mais adequado à modalidade, além de restaurados e pintados o alambrado e a mureta.  O campo de futebol recebeu grama sintética e o alambrado e a mureta foram restaurados e pintados.


Teresina tem previsão de até 39º neste dia dos pais

A madrugada deste domingo (11) em Teresina registrou temperaturas de 21°C, mas o clima deve oscilar ao longo do dia, com previsão de máximas de até a 39°C. Com a umidade do ar em 30%,  recomenda-se manter-se hidratado, usar protetor solar e vestir roupas leves para amenizar a exposição aos raios solares. Evitar a exposição prolongada ao sol.

Foto:Reprodução
Alem disso, os cuidados devem se estender aos animais de estimação, garantindo que eles tenham acesso a água fresca e sombra para se protegerem das altas temperaturas.
O pôr do sol está previsto para às 17h54.


Morre Dr.Newton Santos, fundador da Unimed Teresina

O médico Dr. Newton Nunes de Lima faleceu neste domingo (11) em Teresina. Ele foi o primeiro presidente da Unimed Teresina e o responsável pela criação da primeira cooperativa médica do Piauí.

Foto:Divulgação

Em comunicado, a Unimed Teresina lamentou profundamente a perda, destacando o legado do fundador. “A Unimed Teresina se solidariza com a família e amigos de Dr. Newton Nunes neste momento de profunda tristeza e gratidão. Especialmente ao atual presidente e filho do fundador, Dr. Newton Nunes Filho, que enfrenta esta perda irreparável. O legado, o exemplo de dedicação e empreendedorismo de Newton Nunes de Lima continuará a inspirar as futuras gerações de cooperados. Sua memória viverá através do trabalho contínuo da Unimed Teresina e da excelência que ele tanto prezava”.

O velório será realizado a partir das 14h na Igreja da Vermelha, em Teresina, e a missa de corpo presente ocorrerá às 16h.

Dr. Newton Nunes de Lima foi uma figura central na medicina piauiense. No início da década de 1980, movido pela paixão pela saúde, ele trouxe para o estado o modelo cooperativista da Unimed, inspirando-se na bem-sucedida Unimed Santos. 

Sob a liderança de Dr. Newton e dos cooperados que o sucederam, a Unimed Teresina se consolidou como a principal operadora de saúde do estado, com mais de 1.000 médicos cooperados, 1.200 colaboradores e mais de 130 mil clientes. O sistema Unimed Teresina figura entre os maiores planos de saúde do Brasil.


“Um milagre”, relata jovem maranhense que atrasou para o voou VoePass

Felipe de Araújo, de 21 anos, foi um dos passageiros que se atrasou e  não conseguiu embarcar no avião ATR 72 da VoePass, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (09). O acidente resultou na morte de 62 pessoas.

O jovem, natural do Maranhão, relatou à imprensa ao chegar no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina que estava voltando para sua cidade, mas chegou atrasado ao aeroporto de Cascavel, no Paraná.

Foro:Reprodução  

Eu iria embarcar naquele avião, mas cheguei atrasado e fui impedido pelo funcionário do aeroporto. Cheguei a discutir com ele, mas acabei aceitando a remarcação”, explicou Felipe.

Refletindo sobre o ocorrido, ele descreveu o momento como um milagre: “Eu vivenciei um verdadeiro milagre, foi um milagre.”

Essa versão é direta e informa os pontos principais da história, mantendo a objetividade esperada em uma matéria jornalística.


Co-piloto da aeronave que caiu era de Esperantina

Humberto de Campos Alencar e Silva, de 61 anos, era o co-piloto da aeronave que caiu nesta sexta-feira (09/08), em Vinhedo, interior de São Paulo, deixando 62 pessoas mortas. Ele tinha parentes de Várzea, localizada na zona rural de Esperantina.

O co-piloto era filho de Bernardo Pereira da Silva, do município de Esperantina, e Ester Campos Alencar, do município de Jacobina.

Foto: Reprodução O acidente envolvendo o avião modelo ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas, ocorreu por volta das 13h28. A aeronave caiu na região do bairro Capela, atingindo uma área residencial dentro do condomínio Recanto Florido.


O avião levava 58 passageiros e 4 tripulantes. Não houve sobreviventes.


Ministro do STJ -PI destaca protagonismo TJ no cenário nacional ao receber homenagem do Piauí

O ministro Corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, recebeu na manhã desta sexta-feira (09/08) o Colar do Mérito Judiciário, concedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) acompanhando pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib.

Foto:Reprodução

Durante a cerimônia, Salomão destacou a importância do trabalho integrado entre servidores, juízes e desembargadores para o avanço do TJ-PI. 

“Efetivamente aqui no Piauí começou o trabalho que tenho feito na Corregedoria do STJ, e aqui também concluo este ciclo, que durou muitos anos. De modo que estou muito feliz por este momento e agradeço ao todos que fazem o judiciário do Piauí. De modo especial, ao desembargador José Ribamar Oliveira e ao advogado e amigo Marcus Vinícius Furtado Coelho, que aqui vivenciam este momento comigo”.

Foto: Reprodução

Salomão destacou que o TJ-PI tem se destacado nacionalmente nos últimos anos graças à atuação conjunta e ao desenvolvimento de diversos projetos, especialmente na área de regularização fundiária. Ele também agradeceu ao desembargador José Ribamar Oliveira e ao advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, mencionando a contribuição deles para o fortalecimento do Judiciário piauiense.

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, elogiou o trabalho de Salomão e sua colaboração. 

“O trabalho do ministro Salomão, por exemplo, tem colaborado muito com os tribunais do país e aqui no TJ-PI, tem nos possibilitado avançar em muitas áreas, como na regularização fundiária. O Piauí tem avançado muito nesta temática, tanto na zona rural como urbana, levando dignidade e segurança jurídica para as pessoas. Mais de 15 mil documentos já foram entregues para as famílias. De modo que hoje estamos felizes pela homenagem concedida”, reforçou o presidente.

Foto:Reprodução

A comenda também foi concedida à ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib. A honraria, proposta pelos desembargadores José Ribamar Oliveira e Manoel de Sousa Dourado, é a mais alta condecoração do TJ-PI, destinada a autoridades que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário.

Bairros da zona sudeste de Teresina tem fornecimento de água interrompido

Nesta quinta-feira (08/08), está acontecendo a manutenção emergencial em rede de água na zona sudeste de Teresina, os bairros Alto da Ressurreição, Gurupi e Frei Damião, devido o reparo está com o fornecimento de água temporariamente interrompido.

Foto: Águas de Teresina

A Águas de Teresina informou que a previsão, é que a manutenção finalize por volta das 17h, com o retorno gradativo do abastecimento a partir deste horário

concessionária pede a compreensão da população. Os casos emergenciais devem ser comunicados pelo 0800 223 2000


Alepi comemora dia do profissional da enfermagem

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realiza nesta quinta-feira (08/08), a partir das 9h, no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene  em reconhecimento ao Dia do profissional da Enfermagem, a data é celebrada anualmente no dia  12 de maio. A iniciativa, resultante do requerimento nº 112/2024 , foi apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).


"Enfermeiros, enfermeiras, técnicos, técnicas de enfermagem, auxiliares de enfermagem devem ser sempre valorizados e nós devemos ter sempre esse olhar cuidadoso em reconhecer esta área tão sensível da nossa sociedade", afirmou Kalume.

Foto:Reprodução


O parlamentar disse ainda que os profissionais da enfermagem atuam  diretamente no cuidado com o paciente  e que  devem ser criadas políticas públicas que valorizem esta classe tão essencial  para a  vida das pessoas.


A solenidade contará com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN),da secretaria de saúde do estado, da Associação Brasileira de Enfermagem e vários profissionais da área.

 


PGE-PI celebra novo acordo e encerra impasse com sindicato de empresas do setor de limpeza

Através da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos Administrativos (Cemapi), a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) selou mais um acordo na última semana. A sessão de mediação, realizada na sede da instituição, definiu o impasse com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado (Seeacep).

Foto: Reprodução 

A demanda foi uma solicitação da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) que teve como objetivo solucionar o conflito que envolvia os prestadores de serviços representados pelo sindicato da classe. A sessão foi encerrada com o acordo positivo para ambas as partes e teve um importe de R$157 mil, e pôs fim ao litígio garantindo uma solução rápida e satisfatória.



Foto: Reprodução 


Segundo o Procurador Chefe da Cemapi, Luiz Filipe de Araújo Ribeiro, a especializada da PGE-PI para essas negociações tem cumprido com rigor e agilidade todas essas mediações, apresentando resultados significativos para as partes envolvidas.

A Cemapi tem sido instada a cumprir seu papel de facilitação do diálogo entre as partes, além de contribuir com a pacificação social através de mecanismos consensuais de solução de conflitos”, destacou o Procurador.



Foto: Reprodução 


Além do Procurador Luiz Filipe, que mediou a sessão, estiveram presentes na reunião o Procurador João Eulálio de Pádua Filho, Chefe da Procuradoria Setorial da Seduc, e a servidora Jayne Freitas de Sampaio, gestora dos contratos, além dos prestadores membros do Seeacep.


​Mais de 19 mil crianças piauienses foram registradas sem o nome do pai nos últimos 8 anos

O índice de crianças piauienses sem o nome do pai na certidão de nascimento registrou um aumento pelo quarto ano consecutivo no Piauí. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O Piauí apresentou em 2021, o índice de crianças apenas com o nome da mãe no registro civil, a crescente de 6,3% para 6,4%. Já em 2022, o índice subiu para 7% e, em 2023, o índice foi de 7,7%. O estado também tem a segunda maior taxa de filhas e filhos de pais ausentes da região Nordeste.

Foto: Reprodução 

Para combater a redução do número de pais ausentes na certidão e a ampliação da atuação em solução extrajudicial de conflitos, a Defensoria Pública estará mobilizada no dia 15 de agosto, para a realização concentrada de sessões de mediação/conciliação, exames de DNA e atividades de educação em direitos, dentro de uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação. A ação é uma iniciativa desenvolvida pelo Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), com a participação das Defensorias dos Estados e do Distrito Federal.

Foto: Reprodução

Em Teresina, a ação terá início a partir das 8h, do dia 15 de agosto (quinta-feira). As inscrições e mais informações sobre a ação poderão ser obtidas através do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, situado no edifício-sede da DPE/PI, no edifício-sede da DPE/PI, na Rua Nogueira Tapety, 138, zona leste de Teresina, ou através do WhatsApp: (86) 9477-7817, no horário das 8h às 14h.


​Empresário é preso em Teresina por receptação de medicamentos, insumos hospitalares e outros crimes

Um empresário que ainda não teve o nome divulgado, suspeito de participar de um esquema de furtos de medicamento e insumos hospitalares, foi preso em Teresina no bairro Pirajá, na zona Norte da capital. Uma das vítimas, proprietária de uma empresa de medicamentos registrou boletim de ocorrência após perceber o golpe. Segundo a denúncia, o empresário desviava insumos da empresa da vítima através de um esquema fraudulento descoberto pela polícia com ajuda de funcionários da vítima.

Foto: Reprodução 

Segundo o delegado Andrei Alvarenga, a polícia tomou ciência de uma associação criminosa que efetuava furtos qualificados de forma continuada de uma empresa especializada na venda de produtos hospitalares no bairro Piçarra, centro-sul de Teresina.

“A equipe obteve as informações e perseguindo o rastro criminoso chegou a uma empresa de produtos hospitalares localizada no bairro Pirajá. Em ação continua, os policiais conseguiram apreender os produtos advindos do crime e prender o empresário”, informou.

De acordo com as investigações, funcionários da empresa da vítima teriam envolvimento com o esquema criminoso e eram responsáveis pelos desvios e fraudes na compra e distribuição dos matérias. Os três funcionários serão processados pelo crime de furto qualificado. As investigações vão continuar.

Foto: Reprodução 


Alerta ambiental; Teresina perde área verde equivalente a mil campos de futebol

Não basta ser considerada uma das cidades mais quentes do país! As notícias só pioram quando o assunto é aquecimento global e falta de preservação da natureza na capital do Piauí. De acordo com um levantamento da prefeitura, a capital perde, em média, áreas verdes equivalentes a mil campos de futebol por ano. Isso na prática faz muita diferença. Não é a toa que pessoas de todas as idades reclamam das altas temperaturas alcançadas e do número de pessoas que precisam de atendimento médico devido o calor escaldante que enfrenta Teresina nos períodos mais secos.

Foto: Reprodução 

Especialistas afirmam sem medo, que o título de “Cidade Verde” já não cabe mais a capital do Piauí. Apelido foi dado pelo escritor e poeta maranhense Coelho Neto, considerado o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", ao visitar a cidade de Teresina em 1899 e se encantar com uma Teresina que na época, era completamente verde e de clima suportável. Até então, é visível a falta de planejamento e de campanhas para mudar a realidade. Grande parte da população, também tem sua culpa. Culturalmente, pouco de fala ou se discute sobre meio ambiente em Teresina.

Foto: Reprodução 

Com exceção das praças, a pouca quantidade de árvores tem chamado a atenção. Segundo o estado, o desmatamento nos quintais residenciais e em áreas abertas influencia diretamente no clima e temperatura da cidade. O poder público afirma que tem um projeto em andamento para recuperar para a Teresina o título perdido e melhorar a condição climática. A ideia é plantar mais de 1,5 milhão de mudas nos próximos 30 anos. Sendo que 15 mil devem começar a ser plantadas ainda este ano. O projeto até que tem tudo para dar certo. Mas é precioso união entre poder público e sociedade para acelerar o processo. Caso contrário, será tarde demais! Até lá, aja hidratação, sombra fresca e abanador para espantar esse calor insuportável que só Teresina tem. Infelizmente! 

Foto: Reprodução 


​​​"Idosos Órfãos de Filhos Vivos": Sancionada lei no Piauí para conscientizar famílias e população

Foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) a lei que, institui a campanha "Idosos Órfãos de Filhos Vivos". A aprovação chega justamente no momento em que números revelam o crescimento dessa população no estado. Dados do Instituto Brasleiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população com mais de 65 anos triplicou no Piauí nos últimos 40 anos. A população desse grupo representa, atualmente 10,7% do total da população. No ano de 1980 os idosos representavam 3,7% da população no estado.

Foto: Reprodução 

A nova lei, proposta pelo deputado estadual Marcus Vinícius Kalume (PT), tem como principal objetivo discutir e conscientizar a população e pessoas de todas as idades, sobre a prevenção de cuidados aos idosos. A mesma estabelece ainda, a inclusão no Calendário Oficial de eventos do Piauí atividades durante todo o mês de outubro, com maior destaque para o dia 1º, quando é lembrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso.

Foto: Reprodução

Com a aprovação da nova lei, cabe agora à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) promover palestras, eventos e campanhas sobre a necessidade de cuidados aos idosos por seus familiares e pessoas próximas. As campanhas com apoio da lei, também devem sensibilizar estudantes e assistentes sociais, em instituições públicas e privadas, discutindo à importância da orientação, conscientização, e prevenção de cuidados aos idosos, mediante organização e participação de professores, alunos e população em geral.


Maioria dos bairros de Teresina vai ficar sem água neste domingo (14)

Não vai ser um domingo fácil para a maioria dos Teresinenses! Cerca de 80% dos bairros da capital deve ficar sem abastecimento de água, de 12h até a meia-noite deste domingo (14). Segundo a Águas de Teresina, a suspensão vai acontecer devido a manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), para melhorias no abastecimento da cidade. Será realizada pela concessionária a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia, envolvendo mais de 50 colaboradores.

Foto: Reprodução 

A ação faz parte do Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, período apelidado desta forma devido as altas temperaturas nos últimos meses do ano. Segundo a empresa, no início do período são registradas as maiores temperaturas no estado, o que provoca um aumento de até 30% no consumo de água. O funcionamento da rede será restabelecido gradualmente após a execução. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro às áreas centrais e depois às regiões mais elevadas da cidade. A Águas de Teresina disse que várias ações estão previstas para serem realizadas no Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ.

Foto: Reprodução 


Após desobedecer orientação, cliente provoca acidente e derruba teto de restaurante no litoral

Clientes que estavam em um restaurante em Luís Correia, levaram um susto daqueles nesse domingo (07). A cobertura de palha do teto do local, desabou após um homem usar uma rede. De acordo com testemunhas, parte de uma cobertura de palha do  restaurante localizado na orla da praia de Luís Correia no litoral do Piauí, não resistiu o peso do cliente que armou uma rede, mesmo após ter sido alertado pelos garçons sobre os riscos.

Foto: Reprodução 

Segundo o restaurante, o cliente insistiu em armar a rede afirmando que seria usada apenas por sua filha de 4 anos com peso bem inferior. Mas o cliente terminou desobedecendo o alerta e deitou na rede. No momento do acidente, muitas pessoas estavam no local que foi interditado temporariamente. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.


Seca: Governo do Piauí decreta estado de emergência em 106 municípios

O governador Rafael Fonteles, decretou estado de emergência em 106 municípios piauienses devido à seca severa que assola a região. O decreto foi assinado no dia 3 de julho e publicado na edição do Diário Oficial do Estado no dia seguinte. A medida tem vigência de 180 dias e visa mobilizar esforços para enfrentar os impactos da estiagem prolongada.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

Governador do Piauí decreta estado de emergência em 106 municípios devido à seca. FOTO: Reprodução - Governo do Estado.

Indicadores de Seca

A decisão do governador foi baseada em dados fornecidos pelo Monitor de Secas, que mostram uma evolução significativa das condições de seca no estado do Piauí. A bacia hidrográfica do Parnaíba e seus afluentes têm apresentado sinais de estiagem desde o dia 1º de junho de 2024. Além disso, a análise das chuvas observadas, níveis dos corpos hídricos superficiais, climatologia e outros dados hidrometeorológicos de 2024 indicam que os 106 municípios afetados estão enfrentando condições críticas de seca.

Ações Emergenciais

Com a decretação do estado de emergência, os órgãos e entidades da Administração Pública, especialmente aqueles vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do estado, estão acionados para adotar as medidas necessárias para restaurar a normalidade. Essas medidas incluem ações emergenciais para garantir o abastecimento de água, suporte à agricultura e pecuária, e a proteção das comunidades mais vulneráveis aos efeitos da seca.

Confira aqui e confira o decreto e a lista completa:

ARQUIVO DIÁRIO 106 SECA.pdf


Fugindo de polêmica na véspera da eleição, vereadores devem votar veto ao PL das carroças

O polêmico projeto de lei que proíbe o uso de animais em carroças será votado antes do recesso parlamentar, previsto para começar na próxima semana. A informação foi confirmada por alguns vereadores de Teresina. O veto antes do recesso, “salvaria” a pele dos parlamentares que não querem arrastar a discussão, que envolve o futuro dos carroceiros e a reivindicação defendida por protetores de animais. A responsável pelo projeto de lei, vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), diz que o objetivo é acabar com o sofrimento dos animais e evitar acidentes no trânsito. Por outro lado, os que são contra o projeto, alegam que isso acabaria provocando o desemprego para carroceiros que dependem da carroça para sobreviver.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉


FOTO: Reprodução.


Deixando a “guerra política” de lado, o que devemos concordar é que a prática atrasada causa de verdade sofrimento aos animais que geralmente são explorados e obrigados a trabalhar com altas temperaturas e carregar cargas pesadas, acima da capacidade. São muitos flagrantes que comprovam essa realidade. Além disso, é preciso termos sensibilidade para entender que o trânsito de Teresina não é mais o mesmo. Hoje, o espaço cada vez mais disputados por veículos e pedestres, é uma zona de perigo para os animais. Muitos se assustam ou perdem o controle provocando graves acidentes e até ferindo pessoas. São muitos casos registrados também em Teresina. Mas segundo fontes, a orientação do Palácio da Cidade aos aliados da base é bem clara quanto a manutenção do veto.


FOTO: Reprodução.


Enquanto isso, outras capitais e cidades no país que já passaram pela mesma situação, resolveram o problema com uma medida prática e objetiva que beneficiou todos os envolvidos. Carroças e animais, foram substituídos por motocicletas, bicicletas e uma estrutura de metal capaz de carregar cargas até maiores, hoje levadas pelos carroceiros. O poder público, entrou com a capacitação para os profissionais e ajuda de custo. Claro que para isso, é preciso verba, discussão amigável e sensibilidade dos animais racionais envolvidos na discussão.


FOTO: Reprodução.


​​​“Fantasma ladrão” invade lojas e assombra vítimas em Picos

Um caso inusitado vem chamando a atenção de moradores na cidade de Picos no sul do estado há 300 km de Teresina. Um criminoso que usa o disfarce de fantasma para esconder-se das câmeras de segurança, está assombrando as vítimas. E não pela fantasia! 

Foto: Reprodução 

Mas pelos prejuízos que vem deixando por onde passa. Segundo testemunhas, geralmente o “Fantasma ladrão”, como foi apelidado por populares, invade empresas e casas durante a madrugada e leva tudo de valor que encontra pela frente. 

Foto: Reprodução 

No último flagrante, o criminoso arrombou uma panificadora e conseguiu furtar vários objetos de valor, incluindo aparelhos eletrônicos e o dinheiro que estava no caixa da empresa. Apesar da dificuldade de identificar o criminoso, a polícia local disse a imprensa que a investigação continua e que tem pistas do “fantasma”. A polícia garantiu que a qualquer momento quem vai levar um susto daqueles, é o criminoso, prestes a ser desmascarado.

Foto: Reprodução 


Rafael Fonteles tem aprovação de quase 87% dos piauienses

De acordo com a mais recente pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Datamax, o governador Rafael Fonteles (PT) tem a aprovação de 86,98% dos piauienses. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 13,02% não aprovam a atual gestão. A pesquisa mostrou ainda que 74,54% dos entrevistados no Piauí, aprovam o presidente Lula. 25,46%  reprovam o presidente. Os dados foram coletados de maneira aleatória, com entrevistas realizadas em domicílios residenciais. A margem de erro é de 3,10%; o nível de confiança, de 95%.

Foto: ASCOM GOV/PI

De acordo com o Datamax, as entrevistas foram realizadas de 21 a 26 de junho de 2024, em 53 cidades piauenses. No total, 1.001 pessoas foram ouvidas, distribuídas proporcionalmente na zona urbana das cidades, obedecendo aos critérios de idade, renda, sexo e grau de escolaridade. O índice de aprovação considera as respostas afirmativas, não contabilizando os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder. Rafael Fonteles ainda não comentou a pesquisa nas redes sociais. 

Foto: ASCOM GOV/PI


Exército apresenta possibilidades de divisão no litígio entre o Piauí e o Ceará

O Exército apresentou cinco possibilidades de solução para o histórico litígio territorial que envolve cerca de 3 mil km² entre o Piauí e o Ceará. Procuradores do Piauí estão estudando o laudo pericial apresentado pelo Exército. O laudo foi solicitado pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), relatora do processo na corte. O laudo pericial aponta as possibilidades elencando suas vantagens e desvantagens.


Como vantagens, o relatório cita o critério de divisor de águas, baseando-se em no critério natural claro (divisor de águas) e proporcionando uma linha de divisão facilmente identificável no terreno. O estudo também aponta como opções apresentadas a de adoção de linha de divisa a partir da cartografia oficial, com uma possibilidade a adoção total ao estado do Ceará.


A disputa territorial entre Piauí e Ceará remonta ao século XIX. O Ceará defende o argumento da identidade que os moradores dos territórios têm de que são cearenses. O laudo pericial do Exército Brasileiro apresenta 5 possibilidades de divisa; 


1. TODA A SERRA FICARIA COM O PIAUÍ, CONSIDERANDO O DIVISOR DE ÁGUAS: 

Essa possibilidade é *boa* para o Piauí. E *ruim* para o Ceará. Contudo, sua chance de escolha é *fraca*. O perito explica que essa possibilidade causaria um grande impacto a população da área, apesar de ser embasada por documentos anexos ao processo.

2. UMA LINHA BEM NO CENTRO DAS ÁREAS DE LITÍGIO

 Essa possibilidade é *considerável* para o Piauí e para o Ceará. E sua chance é *forte*. Pois foi uma solicitação do Piauí, a divisão "equitativa" das áreas de litígio.

3. TODAS AS 3 ÁREAS DE LITÍGIO PARA O PIAUÍ: 

Essa possibilidade é *boa* para o Piauí. E *ruim* para o Ceará. E sua chance é *forte*. Pois atende "parcialmente" o Decreto n. 3.012/1880.

4. TODAS AS 3 ÁREAS DE LITÍGIO PARA O CEARÁ: Essa possibilidade é *ruim* para o Piauí. E *boa* para o Ceará. E sua chance é *fraca*. Pois contraria o Decreto n. 3.012/1880.

5. A MAIOR PARTE DAS 3 ÁREAS DE LITÍGIO PARA O CEARÁ: 

Essa possibilidade é *ruim* para o Piauí. E *boa* para o Ceará. E sua chance é *fraca*. Apesar de considerar os dados do Censo Demográfico 2022, destacando os equipamentos instalados por PI e CE, o perito destaca que o levantamento do IBGE tem exclusivamente fins censitários, pois, segundo a CF/88, no seu Art. 18, modificações nas divisas estaduais só podem ocorrer via legislação aprovada pelo Congresso Nacional. Então, os mapas do IBGE não teria "valor legal" (p. 273).


A Procuradoria Geral do Estado do Piauí traz como embasamento para a sua defesa mapas históricos presentes em museus da Europa, incluindo uma bula papal, um documento do Vaticano, que aponta onde seria o limite entre os estados. O que existe ao certo até o momento, é que novos e conflitantes capítulos entre os dois estados podem surgir nas próximas semanas com possíveis manifestações oficiais do Supremo Tribunal Federal (STF) que até o momento, não se manifestou de forma pública sobre a disputa.


​Fraudes previdenciárias no Piauí viram alvo de operação da PF

Até o momento, 14 mandados judiciais foram cumpridos nessa quarta-feira (26), sendo um de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Teresina, Timon (MA), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Goiânia (GO). A Operação Grima II, realizada em parceria entre PF e Ministério Público Federal, tem como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes de guias de recolhimentos da Previdência. 

Foto: ASCOM PF

Os suspeitos que ainda vão ser ouvidos, podem responder pelo crime contra a ordem tributária, crimes de contratações direcionadas, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa e corrupções passiva e ativa. A PF comprovou através das investigações fortes exemplos de corrupção através da celebração de contratos de assessoria jurídica com diversas cidades, com o objetivo de prestar serviços de levantamento de créditos previdenciários passíveis de compensação para fraude nas guias de recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.


João Vicente Claudino desiste de pré-candidatura a prefeitura de Teresina

Como já aconteceu no passado, o ex-senador João Vicente Claudino confirmou nesta terça-feira (25), a desistência da pré-candidatura a prefeitura de Teresina. Mas João Vicente garantiu que o PSDB segue com a pré-candidatura própria na capital. Disse ainda em conversa com a imprensa, que duas pesquisas foram encomendadas para saber a opinião popular. Segundo JVC, os nomes do  vereador Edson Melo, do presidente da federação Jorge Lopes, e do jornalista Silas Freire, são os mais citados. A manutenção do comando estadual foi elencado por João Vicente como o principal motivo para não seguir como pré-candidato. Após o anuncio, João Vicente Claudino confirmou que o nome dele segue à disposição para comandar o PSDB no Piauí e que estará sempre aberto para novas conversas e negociações.

João Vicente Claudino - Foto: Reprodução 

“Só seria candidato se a direção estadual fosse afastada. Comuniquei a nacional. Não teria como participar dessa maneira, então o caminho era escolher outro nome”, disse JVC. 


Uespi discute unificação de cursos entre campi de Teresina

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) criou uma comissão para analisar uma proposta de reestruturação na oferta de cursos de graduação nos Campi Clóvis Moura, localizado na zona Sudeste de Teresina e Poeta Torquato Neto, na zona Norte de Teresina. A proposta concentraria cursos de licenciatura no campus Poeta Torquato Neto e a manutenção de cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito no campus Clóvis Moura. Os campus possuem oito cursos em comum. A reestruturação proposta pela Uespi visa unificar a oferta dos cursos de licenciatura, como Geografia, História, Letras/Português, Matemática e Pedagogia, no campus Poeta Torquato Neto.

Enquanto os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, e novos cursos sugeridos, como Biomedicina e Ciência de Dados, seriam concentrados no campus Clóvis Moura. Mas a proposta não está sendo bem vista pelos estudantes, que alegam vários fatores negativos. A maioria dos estudantes afirma que mora nas regiões Sul e Sudeste de Teresina e que a mudança traria grandes prejuízos, começando pelo financeiro. Já a UESPI acredita que a mudança vai permitir um melhor uso dos recursos, como o aumento do número de professores disponíveis, a redução de disciplinas descobertas e a possibilidade de cada curso ter seu próprio Programa de Pós-Graduação e outros benefícios. A reitoria da Uespi, também afirma que nenhum curso vai acabar ou vai haver transferência de alunos.


Um recorde violento no Piauí; Estado registra média de três estupros por dia

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), o Piauí registrou, até junho deste ano, 453 estupros cometidos contra crianças, adolescentes e outras vítimas em situação de vulnerabilidade. O levantamento atualizado mostra que 581 pessoas foram estupradas no Piauí em 2024, uma média de três estupros por dia. Chama a atenção o fato de crianças, adolescentes e outras pessoas em situação vulnerável serem 80% das vítimas. Ao todo, foram 453 estupros de vulnerável. A particularidade inclui crianças e adolescentes menores de 14 anos e outras pessoas incapazes de consentir com o ato, como pessoas com algumas formas de deficiência, sob forte efeito de álcool e outras drogas, entre outros. O restante de casos soma 128 vítimas.

Foto: Reprodução 

Em relação aos cinco primeiros meses de 2024, quando a SSP-PI contabilizou 286 casos de estupro de vulnerável, o aumento é de 58%. As principais vítimas são crianças até cinco anos e adolescentes até 12 anos. A maioria dos abusadores está no meio familiar e, além da violência sexual, costuma ameaçar as mães das vítimas de morte ou abandono. Vale lembrar que a pena prevista na legislação brasileira é de 8 a 15 anos de reclusão. Se houver lesão corporal grave, aumenta para até 20 anos; em caso de morte, pode se estender até 30 anos.


​Prêmio Band Cidades Excelentes acontece no Piauí na próxima terça-feira (18)

Gestores públicos de todo país estão na expectativa para mais uma edição do do Prêmio Band Cidades Excelentes que será realizada na próxima semana na maioria dos estados. No Piauí, o evento considerado o “Oscar da gestão pública” vai ser realizado na próxima terça-feira (18) na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), em Teresina, ás 10h. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, direcionado a todos os municípios do país.

Foto: Reprodução 

“Para a Band Piauí, é mais um ano de grande expectativa e de compromisso principalmente, com a população que espera a divulgação do prêmio para conhecer os melhores gestores e projetos das suas cidades. Por outro lado, também nos alegra muito incentivar a boa prática da gestão pública e mostrar que a política tem um lado positivo. Isso também tem que ser valorizado para que sirva de exemplo para a maioria dos gestores públicos”, disse Bruno Magalhães.

Bruno Magalhães  - Dir. Band Piauí / Foto: Vinicius Vainner 

Como participar

Um dos pontos que tem atraído cada vez mais gestores participantes, é a acessibilidade na participação do prêmio. Para participar do Band Cidades Excelentes, todos os 5.570 municípios do Brasil são automaticamente inscritos conforme a segmentação populacional. A participação não é obrigatória. Quem preferir não concorrer ao prêmio deve se manifestar através de um e-mail para [email protected] no prazo de 10 dias após o lançamento oficial do prêmio.

Foto: Reprodução 



Critérios de Avaliação

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes será feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local:

Para a premiação desse ano, para efeito de definição dos vencedores, será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024

Haverá um evento de premiação em cada estado com a participação de representantes dos municípios.

Foto: Reprodução 

 

Categorias populacionais

  • Menor ou igual a 30 mil habitantes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes

Etapa Nacional

Na Etapa Nacional estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da Etapa Estadual, premiando os melhores desempenhos nos 6 Pilares e no IGMA. Para a premiação Nacional, os pilares e categorias populacionais se mantém os mesmos da Etapa Estadual. Já, para o IGMA, a categoria populacional é diferente da estadual, conforme abaixo:

Categorias populacionais

Menor ou igual a 30 mil habitantes

Entre 30 mil e 100 mil habitantes

Entre 100 mil e 500 mil habitantes

Acima de 500 mil habitantes

Em julho de 2024, uma cerimônia em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional. Para a quarta edição, a Premiação será baseado na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021 / 2024.