O governador Rafael Fonteles, decretou estado de emergência em 106 municípios piauienses devido à seca severa que assola a região. O decreto foi assinado no dia 3 de julho e publicado na edição do Diário Oficial do Estado no dia seguinte. A medida tem vigência de 180 dias e visa mobilizar esforços para enfrentar os impactos da estiagem prolongada.
📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉
Indicadores de Seca
A decisão do governador foi baseada em dados fornecidos pelo Monitor de Secas, que mostram uma evolução significativa das condições de seca no estado do Piauí. A bacia hidrográfica do Parnaíba e seus afluentes têm apresentado sinais de estiagem desde o dia 1º de junho de 2024. Além disso, a análise das chuvas observadas, níveis dos corpos hídricos superficiais, climatologia e outros dados hidrometeorológicos de 2024 indicam que os 106 municípios afetados estão enfrentando condições críticas de seca.
Ações Emergenciais
Com a decretação do estado de emergência, os órgãos e entidades da Administração Pública, especialmente aqueles vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do estado, estão acionados para adotar as medidas necessárias para restaurar a normalidade. Essas medidas incluem ações emergenciais para garantir o abastecimento de água, suporte à agricultura e pecuária, e a proteção das comunidades mais vulneráveis aos efeitos da seca.
Confira aqui e confira o decreto e a lista completa:
Dê sua opinião: