A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) lança neste mês de setembro, juntamente com o suporte do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) o sistema Lineu. Essa é a nova plataforma de uso interno que foi desenvolvida para classificar em grupos de trabalho, os assuntos e subassuntos dos processos que que transcorrem pela carteira acompanhada pela PGE-PI.
Segundo o Procurador Paulo Maneco, Chefe-Adjunto da Procuradoria Judicial, um dos principais responsáveis pela idealização e desenvolvimento do novo sistema, sua utilização trará um ordenamento de trabalho mais organizado e o fluxo de informações sobre cada processo será detalhado automaticamente.
O Lineu é uma das criações do NIT, braço importante e fundamental para a PGE-PI. Criado em fevereiro desde ano, o setor tem como objetivo fortalecer as capacidades técnicas e estratégicas da PGE-PI, impulsionando políticas de inovação e tecnologia.
“Vamos pensar no macro, mas também no qualitativo. Se quisermos saber quantos processos de internação compulsória temos aqui, esse dado será disponibilizado automaticamente. Se quisermos como esses processos estão distribuídos nas varas, também teremos. Como tem sido a recepção da nossa tese, em nossa defesa? Teremos. Tendo todos esses dados de forma sistemática, apenas com alguns cliques, no final nós poderemos planejar a nossa atuação com base nisso”, destacou Paulo Maneco.
Por que Lineu?
O sistema, cujo nome foi inspirado no Botânico Sueco Carlos Lineu, que foi considerado o pai da taxonomia moderna, visa à coleta de dados de processos e decisões judiciais, possibilitando um importante incremento na capacidade de compreensão, gestão e planejamento da atuação da Procuradoria perante o Poder Judiciário.
Dê sua opinião: