Um levantamento do Ministério dos transportes revelou que o Piauí é o segundo estado brasileiro com o maior número de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores sem Carteira Nacional de Habilitação do tipo A. Segundo dados, 61,8% destas pessoas não possuem a CNH.
No topo do ranking, está o Maranhão, com o índice impressionante de 70%.
O Nordeste e o Norte brasileiros lideram essa lista. Dentre os 16 estados das referidas regiões, onze possuem indicadores acima dos 50%.
O terceiro lugar do levantamento é ocupado pela Paraíba (57,8%), seguida dos estados de Alagoas (55,6%), Amazonas (54,5%), Rio Grande do Norte (52,7%), Sergipe (51,4%), Pará (51,3%), Bahia (50,9%), Pernambuco (50,8%) e Ceará (50,5%).
O estado de Santa Catarina aparece na última colocação, com o índice de 18,9%.
Com 34,2 milhões de veículos, as motocicletas representam 38% de toda a frota nacional. Para o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o crescimento deste número é preocupante.
"Esses dados levam a uma série de questionamentos sobre o aumento do uso de motocicletas e como isso tem impacto no trânsito. É preciso conscientizar a população sobre a importância de conduzir de acordo com a lei e democratizar o acesso à CNH", disse.
Dê sua opinião: