Sábado, 04 de janeiro de 2025, 02:59
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:59

Geral

Geral

​Prêmio Band Cidades Excelentes acontece no Piauí na próxima terça-feira (18)

A premiação tem como principal objetivo incentivar as boas práticas da gestão pública

Gestores públicos de todo país estão na expectativa para mais uma edição do do Prêmio Band Cidades Excelentes que será realizada na próxima semana na maioria dos estados. No Piauí, o evento considerado o “Oscar da gestão pública” vai ser realizado na próxima terça-feira (18) na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), em Teresina, ás 10h. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, direcionado a todos os municípios do país.

Foto: Reprodução 

“Para a Band Piauí, é mais um ano de grande expectativa e de compromisso principalmente, com a população que espera a divulgação do prêmio para conhecer os melhores gestores e projetos das suas cidades. Por outro lado, também nos alegra muito incentivar a boa prática da gestão pública e mostrar que a política tem um lado positivo. Isso também tem que ser valorizado para que sirva de exemplo para a maioria dos gestores públicos”, disse Bruno Magalhães.

Bruno Magalhães  - Dir. Band Piauí / Foto: Vinicius Vainner 

Como participar

Um dos pontos que tem atraído cada vez mais gestores participantes, é a acessibilidade na participação do prêmio. Para participar do Band Cidades Excelentes, todos os 5.570 municípios do Brasil são automaticamente inscritos conforme a segmentação populacional. A participação não é obrigatória. Quem preferir não concorrer ao prêmio deve se manifestar através de um e-mail para cidadesexcelentes@band.com.br no prazo de 10 dias após o lançamento oficial do prêmio.

Foto: Reprodução 



Critérios de Avaliação

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes será feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local:

Para a premiação desse ano, para efeito de definição dos vencedores, será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024

Haverá um evento de premiação em cada estado com a participação de representantes dos municípios.

Foto: Reprodução 

 

Categorias populacionais

  • Menor ou igual a 30 mil habitantes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes

Etapa Nacional

Na Etapa Nacional estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da Etapa Estadual, premiando os melhores desempenhos nos 6 Pilares e no IGMA. Para a premiação Nacional, os pilares e categorias populacionais se mantém os mesmos da Etapa Estadual. Já, para o IGMA, a categoria populacional é diferente da estadual, conforme abaixo:

Categorias populacionais

Menor ou igual a 30 mil habitantes

Entre 30 mil e 100 mil habitantes

Entre 100 mil e 500 mil habitantes

Acima de 500 mil habitantes

Em julho de 2024, uma cerimônia em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional. Para a quarta edição, a Premiação será baseado na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021 / 2024.

Veja Também

Dê sua opinião: