Os vereadores decidiram manter o veto do prefeito Dr. Pessoa ao projeto de lei que pretendia acabar com uso de animais para tração de carroças na cidade, intitulado como "Lei das Carroças". Com a decisão, o projeto será arquivado.
Para que o veto fosse derrubado, eram necessários 15 votos favoráveis, porém, apenas 8 parlamentares votaram pela rejeição do veto. O projeto, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), tinha como objetivo principal implantar um programa de redução gradativa do uso de animais em carroças, além de propor a inserção social dos carroceiros.
A proposta incluía a substituição dos animais por alternativas como o "cavalo de lata", motocicletas acopladas com caçambas, ou bicicletas motorizadas. Os vereadores que votaram a favor da derrubada do veto foram Dudu (PT), Pastor Levino (PRD), Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), Deolindo Moura (PT), Venâncio Cardoso (PT), Ismael Silva (PP), Fernanda Gomes (SS), e Victor Linhares (PP).
A vereadora Thanandra Sarapatinhas lamentou a decisão. "Eu já sabia o que ia acontecer aqui hoje. Nos bastidores, escutei que a prefeitura estava se articulando, falando em liberar emendas e incentivando os vereadores a faltarem à sessão. O projeto era importante para o bem-estar dos animais em nossa cidade, mas é isso", declarou.
Por outro lado, a presidente da associação dos carroceiros de Teresina comemorou a manutenção do veto. Visivelmente emocionada, ela se ajoelhou no plenário e agradeceu pela decisão. "A gente ficou muito feliz, nossa classe de carroceiros ficou muito feliz. Eu vejo o sofrimento, não é fácil a nossa vida. Eu queria que cada vereador fosse à casa de um carroceiro para ver como ele convive. Estou muito satisfeita. A promessa que fiz a São Francisco, que é realmente protetor dos animais, se cumpriu", concluiu.
Dê sua opinião: