Sábado, 21 de dezembro de 2024, 22:25
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
22:25

Geral

Geral

Fugindo de polêmica na véspera da eleição, vereadores devem votar veto ao PL das carroças

O veto antes do recesso, “salvaria” a pele dos parlamentares que não querem arrastar a discussão

O polêmico projeto de lei que proíbe o uso de animais em carroças será votado antes do recesso parlamentar, previsto para começar na próxima semana. A informação foi confirmada por alguns vereadores de Teresina. O veto antes do recesso, “salvaria” a pele dos parlamentares que não querem arrastar a discussão, que envolve o futuro dos carroceiros e a reivindicação defendida por protetores de animais. A responsável pelo projeto de lei, vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), diz que o objetivo é acabar com o sofrimento dos animais e evitar acidentes no trânsito. Por outro lado, os que são contra o projeto, alegam que isso acabaria provocando o desemprego para carroceiros que dependem da carroça para sobreviver.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉


FOTO: Reprodução.


Deixando a “guerra política” de lado, o que devemos concordar é que a prática atrasada causa de verdade sofrimento aos animais que geralmente são explorados e obrigados a trabalhar com altas temperaturas e carregar cargas pesadas, acima da capacidade. São muitos flagrantes que comprovam essa realidade. Além disso, é preciso termos sensibilidade para entender que o trânsito de Teresina não é mais o mesmo. Hoje, o espaço cada vez mais disputados por veículos e pedestres, é uma zona de perigo para os animais. Muitos se assustam ou perdem o controle provocando graves acidentes e até ferindo pessoas. São muitos casos registrados também em Teresina. Mas segundo fontes, a orientação do Palácio da Cidade aos aliados da base é bem clara quanto a manutenção do veto.


FOTO: Reprodução.


Enquanto isso, outras capitais e cidades no país que já passaram pela mesma situação, resolveram o problema com uma medida prática e objetiva que beneficiou todos os envolvidos. Carroças e animais, foram substituídos por motocicletas, bicicletas e uma estrutura de metal capaz de carregar cargas até maiores, hoje levadas pelos carroceiros. O poder público, entrou com a capacitação para os profissionais e ajuda de custo. Claro que para isso, é preciso verba, discussão amigável e sensibilidade dos animais racionais envolvidos na discussão.


FOTO: Reprodução.

Veja Também

Dê sua opinião: