Quarta, 16 de julho de 2025, 06:41
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
06:41
Cidades

Alerta em Barras: Rio Marataoan ameaça transbordar, diz serviço geológico

O nível atual do rio Marataoan é de 4,07 metros, situação que já é considerada de alerta, pois está próximo da cota crítica de 4,20 metros.

Nesta sexta-feira (5), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) alertou para a iminente possibilidade de transbordamento do rio Marataoan, na cidade de Barras. De acordo com o órgão, embora não tenham sido registradas chuvas significativas nas últimas 24 horas, o rio encontra-se próximo da cota de inundação, gerando preocupação entre os moradores.

 
 
Foto: Arquivo Band. 
 
 
 
O nível atual do rio Marataoan é de 4,07 metros, situação que já é considerada de alerta, pois está próximo da cota crítica de 4,20 metros. Não se prevê um aumento significativo nas próximas horas, contudo, a situação pode se agravar caso ocorram chuvas intensas na região.
  
Foto: Arquivo Band.
 
 
 
Enquanto isso, em Esperantina, o rio Longá também está em alerta, com uma cota atual de 6,74 metros, próximo do limite de 7,40 metros para início da inundação na cidade. No entanto, a tendência é de diminuição do nível nas próximas horas, desde que não ocorram novas chuvas.

Em Luzilândia, a situação do rio Parnaíba também requer atenção. Com uma cota atual de 4,42 metros e previsão de elevação para cerca de 4,56 metros nas próximas 12 horas, a cidade mantém-se em estado de alerta. O início de inundação é esperado a partir de 5,70 metros, exigindo precaução por parte da população e das autoridades locais.

Em Teresina, embora o rio Parnaíba mantenha-se em cota de atenção, o nível atual de 5,19 metros ainda não representa riscos significativos, uma vez que a cota de inundação na cidade é de 8,98 metros.

Por outro lado, o rio Poti, também em Teresina, registra uma cota de 7,78 metros, com previsão de redução nas próximas horas, caso não ocorram chuvas significativas. A cota de inundação nessa região é a partir de 10 metros.

  

Veja Também

Dê sua opinião: