Moradores de Teresina já podem conferir de forma rápida e prática os dias e horários da coleta de lixo em suas ruas por meio de uma nova plataforma digital lançada pela Eturb. A ferramenta facilita o acesso à informação e oferece um mapa interativo com todos os setores de coleta do município.
A nova plataforma da Eturb permite que os cidadãos consultem, pelo site https://eturb.pmt.pi.gov.br/mapa-da-coleta-de-lixo/, os dias da semana e horários em que a coleta domiciliar passa em cada endereço. Basta digitar o endereço completo no campo de busca e clicar em “Buscar”. O sistema identifica automaticamente o setor de coleta e exibe as informações específicas da região, incluindo a empresa responsável pelo serviço.
Foto: ReproduçãoUma das funcionalidades mais úteis é o mapa interativo, que apresenta graficamente todos os setores de coleta de Teresina. Ao realizar a busca, o setor correspondente é destacado, permitindo que os moradores compreendam melhor a organização territorial do serviço. Também é possível visualizar bairros vizinhos e a cobertura geral do município.
A ferramenta digital elimina a necessidade de ligações ou deslocamentos até a Eturb ou outros órgãos para obter informações sobre a coleta. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o sistema pode ser acessado de computadores ou dispositivos móveis, oferecendo maior comodidade para a população.
Além de informar, o sistema contribui para a educação ambiental, conscientizando os moradores sobre a importância de separar e acondicionar corretamente os resíduos e respeitar os dias e horários de coleta estabelecidos para cada endereço.
Foto: Ascom“O sistema permite aos moradores consultarem com rapidez os dias e horários da coleta de lixo domiciliar em seus bairros. Estamos trabalhando para melhorar a limpeza em Teresina, mas a Prefeitura precisa da colaboração de todos. Não jogar lixo no chão, respeitar os horários e fazer o descarte correto são atitudes simples que fazem toda a diferença”, afirmou Michelly Noleto, coordenadora de Limpeza Pública.
“O sistema representa mais um passo na modernização dos serviços públicos e no compromisso da gestão com a transparência e a qualidade no atendimento à população”, afirmou Lilian Guimarães, diretora-executiva da Eturb.
Dê sua opinião: