Após a circulação de imagens que mostram rachaduras na estrutura da Ponte Presidente Médici, em Teresina, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizará, nesta terça-feira (20), uma inspeção técnica no local para avaliar as condições da via e possíveis riscos à segurança de motoristas e pedestres.
A vistoria está marcada para o meio-dia e será conduzida pelo presidente do Crea-PI, engenheiro Hércules Medeiros, com apoio da Comissão de Pontes do Conselho. A iniciativa ocorre após registros de fissuras no asfalto e na alça lateral da ponte chamarem a atenção de condutores que utilizam diariamente uma das principais ligações entre as zonas Sudeste e Sul da capital.
Foto: ReproduçãoDe acordo com o Crea-PI, a equipe técnica irá analisar diversos pontos da estrutura, incluindo as juntas de dilatação, componentes essenciais para absorver variações térmicas e movimentos naturais da ponte ao longo do tempo. O objetivo é verificar se há comprometimento estrutural e se serão necessárias intervenções imediatas ou medidas preventivas.
A Ponte Presidente Médici, popularmente conhecida como Ponte do Tancredo Neves, é uma via estratégica para o tráfego urbano de Teresina, o que aumentou a preocupação da população após a divulgação das imagens nas redes sociais.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT/PI) informou que, até o momento, não há registro de ocorrência que indique comprometimento estrutural da ponte.
Confira a nota do DNIT na íntegra
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT/PI) esclarece que tomou conhecimento das imagens divulgadas sobre a Ponte Presidente Médici, em Teresina, e informa que não há, A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT/PI) esclarece que tomou conhecimento das imagens divulgadas sobre a Ponte Presidente Médici, em Teresina, e informa que não há, até o momento, registro de ocorrência que indique comprometimento estrutural da obra.
O DNIT/PI destaca que as aberturas visíveis nas imagens correspondem às juntas de dilatação, elementos previstos em projeto e essenciais para a segurança e durabilidade de pontes e viadutos. As juntas de dilatação permitem a acomodação dos movimentos naturais da estrutura, provocados por variações de temperatura, tráfego de veículos e outras solicitações, evitando o surgimento de trincas e fissuras no concreto. Esses dispositivos possibilitam a expansão e a contração dos materiais estruturais, garantindo o correto funcionamento da ponte e uma transição segura para os veículos que trafegam pelo local.
Portanto, a presença das juntas de dilatação não representa, por si só, indício de dano ou risco à segurança da estrutura, pelo contrário, elas são fundamentais para a segurança e durabilidade da estrutura. No âmbito das obras de duplicação da BR-343/PI, no Contorno Rodoviário de Teresina, o DNIT informa que será construída uma nova ponte ao lado da Ponte Presidente Médici, ampliando a capacidade do sistema viário e melhorando as condições de segurança e fluidez do tráfego na ligação entre as zonas Sul e Sudeste da capital. O DNIT/PI realiza rotineiramente vistorias técnicas e ações de monitoramento nas obras de arte especiais sob sua jurisdição e reforça que, caso seja identificada qualquer necessidade de intervenção, as providências cabíveis serão adotadas de forma imediata.
A autarquia reafirma seu compromisso com a segurança dos usuários e com a adequada manutenção da infraestrutura viária federal no Estado do Piauí. O DNIT/PI destaca que as aberturas visíveis nas imagens correspondem às juntas de dilatação, elementos previstos em projeto e essenciais para a segurança e durabilidade de pontes e viadutos. As juntas de dilatação permitem a acomodação dos movimentos naturais da estrutura, provocados por variações de temperatura, tráfego de veículos e outras solicitações, evitando o surgimento de trincas e fissuras no concreto.
Esses dispositivos possibilitam a expansão e a contração dos materiais estruturais, garantindo o correto funcionamento da ponte e uma transição segura para os veículos que trafegam pelo local. Portanto, a presença das juntas de dilatação não representa, por si só, indício de dano ou risco à segurança da estrutura, pelo contrário, elas são fundamentais para a segurança e durabilidade da estrutura. No âmbito das obras de duplicação da BR-343/PI, no Contorno Rodoviário de Teresina, o DNIT informa que será construída uma nova ponte ao lado da Ponte Presidente Médici, ampliando a capacidade do sistema viário e melhorando as condições de segurança e fluidez do tráfego na ligação entre as zonas Sul e Sudeste da capital.
O DNIT/PI realiza rotineiramente vistorias técnicas e ações de monitoramento nas obras de arte especiais sob sua jurisdição e reforça que, caso seja identificada qualquer necessidade de intervenção, as providências cabíveis serão adotadas de forma imediata. A autarquia reafirma seu compromisso com a segurança dos usuários e com a adequada manutenção da infraestrutura viária federal no Estado do Piauí.
Dê sua opinião: