A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível para emissão em todo o Piauí, trazendo mudanças importantes, como a utilização do CPF como único número de identificação e recursos de segurança, incluindo QR Code, para combater fraudes.
Segundo o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), os brasileiros em geral podem continuar utilizando o RG antigo até 2032, sem pressa para a troca. Entretanto, servidores públicos estaduais têm prazos definidos para atualizar o documento: comissionados, terceirizados e temporários até 30 de dezembro de 2025; servidores efetivos ativos até 27 de fevereiro de 2026; e inativos e pensionistas até 30 de abril de 2026.
Foto: Divulgação No Piauí, a emissão da nova identidade pode ser feita em mais de 190 Unidades de Serviços Digitais, espalhadas por todo o estado, garantindo facilidade e agilidade no atendimento. Para solicitar o documento, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (em bom estado, legível e sem rasuras), CPF e comprovante de residência.
A Carteira de Identidade Nacional unifica informações, aumenta a segurança cadastral e é válida em todo o território nacional, além de ser aceita nos países do Mercosul. A versão digital do documento pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.
O Piauí já ultrapassou 1,5 milhão de emissões da CIN, liderando o ranking nacional proporcional. O número representa aproximadamente 45% da população do estado, consolidando o Piauí como destaque na adoção do novo modelo de identidade no país.
Dê sua opinião: