O Piauí ultrapassou a marca de 1.501.834 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4), pelo Instituto de Cidadania Digital, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e colocam o Piauí na liderança nacional em emissões proporcionais do novo documento.
De acordo com os números, cerca de 45% da população piauiense já possui a CIN. O estado aparece à frente do Acre, que tem pouco mais de 30% da população documentada, e de outras unidades federativas com populações semelhantes, como Alagoas (27,27%) e Mato Grosso (27,10%).
Foto: Divulgação
Somente no mês de outubro, o Piauí registrou aproximadamente 100 mil emissões, o maior volume mensal desde o início da implantação do novo modelo.
Para o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o resultado é fruto de uma política pública voltada para a descentralização e o acesso à cidadania. “O Piauí é hoje uma referência nacional em identificação civil. Alcançar esse marco da população documentada mostra o compromisso do Governo em garantir que todos tenham acesso a um documento seguro e gratuito. Esse é o resultado de uma gestão integrada, com unidades em todas as regiões e atendimento humanizado,” destacou.
Foto: DivulgaçãoAtualmente, o estado conta com 192 Unidades de Serviços Digitais distribuídas em 175 municípios, garantindo cobertura em todo o território piauiense. Além da emissão da nova identidade, os postos também oferecem outros serviços, como o ID Jovem e o SINPatinhas, que fornece identidade para animais domésticos.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitui o antigo RG e utiliza o CPF como número único de identificação, válido em todo o território brasileiro e nos países do Mercosul. A emissão do documento é gratuita, tanto para a primeira via quanto para a troca do modelo anterior.
Dê sua opinião: