Os piauienses agora contam com mais facilidade para acessar serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A plataforma Gov.pi Cidadão, criada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), concentra em um só ambiente digital 20 serviços voltados a quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e/ou veículos registrados.
Pelo aplicativo ou pelo site, o cidadão pode consultar dados, renovar documentos, emitir certidões e acompanhar processos sem precisar enfrentar filas ou deslocamentos.
Foto: AscomO motorista Mauro Eugênio já utilizou a plataforma para renovar sua CNH e aprovou a experiência. “Foi uma experiência incrível! Todo o processo foi rápido e sem nenhum problema. Em menos de uma semana, já tinha recebido minha carteira. Essa foi uma das melhores ações do Governo do Estado. Espero que mais serviços sejam disponibilizados direto pelo aplicativo, isso facilita bastante o nosso dia a dia”, afirmou.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, reforça que a iniciativa é parte da transformação digital em andamento no Estado. “Nosso objetivo é aproximar o cidadão dos serviços públicos, oferecendo soluções digitais que simplifiquem o dia a dia das pessoas. Com o Gov.pi Cidadão, promovemos mais eficiência, menos burocracia e mais comodidade para todos os piauienses”, destacou.
Serviços do Detran-PI disponíveis no Gov.pi Cidadão
Habilitação:
Consultar CNH
Renovar CNH
Emitir 2ª via da CNH
Solicitar CNH Definitiva
Solicitar Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Consultar processo da CNH
Emitir certidão negativa da CNH
Veículos:
Consultar veículos registrados
Consultar situação e débitos
Emitir 2ª via do CRLV
Emitir CRV
Consultar IPVA
Cadastrar intenção de venda
Gerar ou cancelar ATPV-e
Consultar vistorias realizadas
Consultar gravames do veículo
Consultar comunicação de venda
Solicitar defesa prévia ou recurso à JARI
Emitir Nada Consta de Veículos
Os serviços estão disponíveis pelo aplicativo Gov.pi Cidadão, encontrado nas lojas de aplicativos para celular, ou pelo site oficial: pigidital.pi.gov.br.
Dê sua opinião: