Quinta, 04 de dezembro de 2025, 11:03
Cidades

Strans apreende mais de 800 itens usados para bloquear vagas públicas

Ações da Operação Vaga Livre intensificam fiscalização e retiram cones, cavaletes e objetos utilizados para reservar irregularmente estacionamentos

Mais de 800 objetos utilizados para impedir o uso livre de vagas de estacionamento em ruas e avenidas de Teresina foram recolhidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A apreensão faz parte da Operação Vaga Livre, que será reforçada neste fim de ano devido ao aumento do fluxo de veículos e eventos na cidade.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) divulgou que, desde o início da Operação Vaga Livre, já removeu mais de 800 itens colocados irregularmente em vias públicas para “reservar” vagas de estacionamento. Cones, cavaletes, caixas, estruturas metálicas e outros objetos eram usados por comerciantes e moradores com o objetivo de impedir que qualquer motorista utilizasse as vagas, prática considerada ilegal e prejudicial ao uso coletivo do espaço público.


Foto: Divulgação Segundo o órgão, as ações são fundamentadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 26, inciso II, determina que é proibido obstruir a via ou criar obstáculos que comprometam a circulação. Já o artigo 94 afirma que nenhum impedimento à livre movimentação de pedestres e veículos pode ser mantido na via ou calçada sem a devida sinalização e autorização.

Equipes da Strans percorrem todas as regiões da capital semanalmente, orientando a população, recolhendo materiais irregulares e coibindo novas tentativas de privatização de áreas públicas. A intenção é reforçar o ordenamento urbano, garantir a mobilidade e preservar o direito de ir e vir dos cidadãos, sobretudo neste período de aumento nas festividades.

Foto: Divulgação Como denunciar

A população pode ajudar no combate às irregularidades por meio do telefone e WhatsApp (86) 3122-7617, pela Ouvidoria Municipal ou pelo número 118, canal direto da Strans. O órgão destaca que a operação tem caráter educativo e fiscalizatório, visando conscientizar e assegurar o uso adequado das vias públicas.

Veja Também

Dê sua opinião: