Domingo, 15 de junho de 2025, 08:46
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
08:46
Economia

Aposentados e pensionistas podem contestar cobranças indevidos nos Correios

A novidade é que agora é possível consultar, contestar e acompanhar a análise de cobranças indevidas diretamente nas agências dos Correios

Desde 30 de maio, aposentados e pensionistas de todo o Brasil passaram a contar com um novo canal de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados em seus benefícios do INSS. A novidade é que agora é possível consultar, contestar e acompanhar a análise de cobranças indevidas diretamente nas agências dos Correios.

A medida visa atender especialmente os segurados que enfrentam dificuldades com os canais digitais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o aplicativo Meu INSS e a Central telefônica 135.

Atendimento ampliado no Piauí

No estado do Piauí, 174 agências dos Correios foram habilitadas para prestar esse tipo de atendimento, cobrindo 179 dos 224 municípios piauienses. A capital, Teresina, concentra o maior número de pontos disponíveis, com seis agências aptas ao atendimento. As demais cidades contam com pelo menos uma unidade participante.


Marcelo Camargo / Agência Brasil

Abrangência nacional

Em todo o país, mais de 5 mil agências dos Correios já estão integradas à iniciativa, ampliando significativamente o alcance do atendimento presencial do INSS, especialmente em regiões onde não há unidades físicas do Instituto.

A ação é fruto de uma parceria entre o INSS e os Correios, com o objetivo de garantir acesso facilitado aos segurados, sobretudo os idosos, que vêm sendo vítimas de descontos indevidos em seus benefícios previdenciários.

" Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135 afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.


Veja Também

Dê sua opinião: