A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí iniciou em outubro a distribuição de 2 milhões de alevinos para agricultores familiares em todo o estado. A ação beneficia produtores que criam peixes em tanques e açudes nos 224 municípios, incrementando a renda de muitas famílias que trabalham com piscicultura.
Francisca Santos, moradora da zona rural de Miguel Alves, é uma das beneficiadas. Ela explica que a criação dos alevinos recebidos tem garantido produção de peixes o ano inteiro, com colheita a cada seis meses, permitindo reinvestir no ciclo de produção.
“Temos tanque para colocar os alevinos, e tem os açudes que coloca quando ele está maior. A gente tem o produto o ano inteiro, tira a cada seis meses, depois coloca de novo para tirar de novo”, explicou.
Os alevinos distribuídos são de espécies como tambaqui e pacu, e a ação é apoiada por programas como o PAS e o PAA, que compram parte da produção para distribuição a famílias vulneráveis. Cerca de 20 mil famílias são beneficiadas, com a criação sendo coordenada pela Unidade de Piscicultura da SAF, em Nazária.
Dê sua opinião: