Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção agrícola no Piauí registrou nos últimos oito anos um crescimento de 384%. A produção agrícola no estado saltou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões, em 2023.
De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, as principais culturas agrícolas do Piauí incluem soja, milho, mandioca, cana-de-açúcar, feijão, arroz, algodão herbáceo, banana, melão e melancia.
Ainda conforme o estudo, o estado ocupa a 13ª posição entre as unidades da federação em termos de valor total da produção agrícola em 2023, representando 1,59% do total nacional. Seis municípios piauienses são responsáveis por 72% dessa produção: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais.
Entre os principais atrativos para o investimento no estado estão a topografia plana e o baixo custo das terras, quando comparado às regiões mais consolidadas do centro-sul do Brasil. Essas condições incentivaram produtores rurais a apostar na nova fronteira agrícola, transformando o Piauí em um polo de desenvolvimento agrícola.
Dê sua opinião: